Vertice Blog

Como Usar As Cores

As cores são fundamentais para expressar sentimentos, ideias, tendências ou um estilo específico. Elas podem ser usadas em visual único e fashionista no estilo monocromia, assim como podem brincar com outras cores e criarem juntas combinações criativas através do círculo cromático. Nesse post vamos te contar como usar as cores de forma única e com referências de moda.

Para dar início, vale a pena lembrar que a cor do ano de 2023 é o Viva Magenta, um tom avermelhado cheio de dinamismo e intensidade, mas que cai perfeitamente em diversos estilos e ocasiões. A cor anunciada pela Pantone cai super bem com outras cores quentes como o rosa, laranja ou pink de fundo quente. Essas misturinhas são perfeitas para quem não quer causar tanto contraste.

Enquanto as cores mais frias como o azul, alguns tons de rosa e o lilás são perfeitos para criar aquele visual chamativo.

Uma dica de styling para combinar o Viva Magenta é utilizar o pink Valentino, aquele tom de rosa que ficou super famoso do desfile da marcam em XX, além de ser usado por grandes nomes como Anne Hathaway. A cor vermelha também se encaixa perfeitamente nesta paleta de cores.

Mas como aplicar as cores no look? Vem com a gente que iremos te dar as melhores dicas para você começar o ano por dentro das paletas de cores mais desejadas do ano.

Como Usar As Cores No Dia a Dia

Você pode ser uma pessoa com um estilo conservador como o estilo tradicional ou pode ser uma pessoa com estilo criativo, não importa, investir nas cores é uma forma de transformar seus looks em produções que digam de forma não-verbal seus sentimentos e ideias.

Sabemos que a moda está cada vez mais diplomática e podemos usar o que quisermos. Mas para quem ainda não tem tanta segurança em investir em um look super colorido, comece apostando nos detalhes. Aposte em uma bolsa pink ou em uma sandália colorida entre tons mais neutros. Esse truque chamamos de ponto de cor, onde há apenas detalhe com um tom que se diferencie do restante do look.

Bolsa Baguete Ombro Pink

Sandália Salto Bloco Multicolor

Outra dica é usar uma terceira peça colorida. Que tal um look básico de camiseta branca, calça jeans e uma camisa alongada laranja? Sem precisar de muito esforço, seu look já ganha outra percepção. No streetstyle os pontos de cores podem ser usados até mesmo entre um look colorido em tom claro e um acessório de cor mais vibrante, ou vice e versa.

Camisa Manga Curta Coral

As cores intensas na parte inferior no look é uma ótima dica para uma produção de moda confiante, mas sem pesar a mão. Aposte nas calças retas ou calças de alfaiataria para um office look. Se você é mais despojada, os shorts, saias e mini-saias são febres entre as fashionistas, em especial quando são confeccionadas em materiais diferentes, como, lurex ou laise.

As peças únicas como os vestidos, macacões e macaquinhos é uma ótima forma de começar a introduzir os looks all colors no look. Escolha uma cor tendência e aposte em uma peça única. Nos pés, você pode investir em um calçado neutro, como bege, preto, branco ou os clássicos metalizados. Nós amamos o truque de sobrepor uma terceira peça com um vestido justo, especialmente quando tem o mesmo tom da peça principal.

Macacão Feminino Jogger Verde

Para os looks inteiros coloridos, chamamos de looks monocromáticos ou monocromia. Esse truque de styling é tendência desde 2021 e está sempre sendo visto em coleções de marcas famosos como Versace e Chanel, podendo ser em looks com conjuntos ou peças diferentes.

A monocromia é perfeita para trazer potência ao seu estilo. Se você é uma mulher elegante e adora recortes retos, escolher uma calça e um blazer azul-marinho vai te deixar ainda mais clássica. Mas se você é ultra fashionista e resolveu investir em uma produção pink Valentino à la Zendaya, este truque te deixará muito mais criativa.

Saia Babados Laise Vermelho

Blusa Laise Manga Bufante Vermelho

Além disso, os looks monocromáticos são perfeitos para trazer seriedade, dependendo do corte dos tecidos e cores usadas, assim como, alongam qualquer silhueta.

As cores também podem ser usadas de forma despretensiosa, por que não combinar uma saia midi azul com uma blusa muscle tee laranja? As cores sempre arrumam uma forma de conversar, logo, nós te indicamos ler também um post sobre Como Fazer Combinações Com Círculo Cromático, por lá, explicamos tudo sobre a harmonia das cores.

Por fim, embora estamos caminhando por temporadas de moda onde tons mais sombrios como preto, cinza e azul-marinho prometem dominar as vitrines, o streetstyle nos mostra que as cores intensas e alegres continuam tendo seu espaço.

E você, o que acha dos looks ultra coloridos? Nos conte