Vertice Blog

Como Fazer Combinações de Looks Com o Círculo Cromático

O círculo cromático é o melhor amigo das fashionistas que adoram investir em produções coloridas e gostam de brincar com os efeitos que a cor causa em sua imagem pessoal, principalmente quando misturadas. Mas, você sabe como fazer combinações de looks com o círculo cromático?

As cores são uma forma de comunicação na nossa imagem e podem transmitir emoções e significados.

O Que é o Círculo Cromático?

O círculo cromático é uma representação organizada das cores e suas tonalidades, reunindo as cores primárias, secundárias e terciárias. Esse método foi criado para facilitar a visualização das cores e suas combinações.

Caso você não se lembrem, as cores primárias são compostas pelo amarelo, azul e vermelho, enquanto as cores secundárias são a mistura entre elas, resultando no verde, laranja e roxo, por exemplo. Já as cores terciárias são a mistura dos dois grupos anteriores.

Como Usar O Círculo Cromático?

Pode até parecer difícil de entender inicialmente, mas o círculo cromático é uma ferramente maravilhosa para tirar seus looks do básico e trazer seu lado criativo e antenado para fora.

Dentro dessa roda de cores cheias de possibilidades temos 4 harmonias, sendo elas: o famoso monocromático, as cores complementares, as cores análogas e as cores tríades ou em mais cores.

Harmonia Monocromática

Os looks monocromáticos são compostos por apenas uma cor em sua produção. Quando essa cor recebe variações de tonalidades chamamos de ton sur ton.

Os looks monocromáticos femininos e masculinos conseguem trazer elegância ao visual, além de alongar a silhueta, especialmente quando feitas em tons sóbrios e nudes, deixando a composição mais clássica. Quando feita com cores vibrantes, trazem maior criatividade.

Uma dica super legal para quem quer parecer mais alta no dia a dia, é combinar o tom do calçado com o tom da parte inferior do look, dando sensação de unanimidade.

Saia Transpassada Cetim Pink

Blusa Cetim Franzida Pink

Sandália Bloco Tiras Largas Rosa

Harmonia Complementar

Os looks com cores complementares são aqueles que combinam as cores opostas no círculo cromático, como, por exemplo, vermelho e verde, azul e laranja ou amarelo e roxo.

Macacão Feminino Jogger Verde

Bolsa Transversal Cartões Ferrari

Esse tipo de combinação traz um contraste acentuado para o look, logo, é importante que você esteja confiante para carregar muita autenticidade. Uma dica de styling para quem ainda não tem o costume de usar os looks complementares é apostar nas nuances mais claras ou apostar no contraste de cores nos acessórios.

Harmonia Cores Análogas

As cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático. São ideais para criar looks mais softs, sem tanto contraste, embora sejam coloridos e alegres. Um exemplo clássico e muito usado é a combinação entre magenta, vermelho e laranja ou azul e verde.

Essa combinação não causa tanto contraste, embora sejam perfeitamente harmônicas, justamente por estarem lado a lado e compartilharem semelhanças, embora suas tonalidades as diferenciam.

Calça Feminina Pantalona – Azul

Blusa Manga Bufante Verde

Harmonia Tríade Ou Com Mais Cores

Os looks com as combinações entre 3 ou mais cores são as chamadas cores tríades. Esse conjunto é feito em grupos de cores com a mesma distância entre si.

Essa é a combinação ideal para quem gosta de ousar no look, podendo ser nas próprias peças com sobreposições, detalhes ou estampas, assim como, investir em acessórios, calçados e bolsas.

Um grande exemplo de combinação que sempre funciona é o verde, roxo e laranja. Contudo, vale a pena lembrar que essa harmonia é a mais ousada e requer atenção para não virar uma bagunça na composição.

Blusa Musclee Amarração Coral

Pantalona Wide Leg Verde

Mule Feminino Salto Médio Square Tiras Soft – Lavanda

Agora que você entende tudo de como fazer combinações de looks com o círculo cromático, vale a pena investir em peças de variadas cores e brincar com as possibilidades.