Vertice Blog

Sustentabilidade

A moda sustentável é uma vertente que utiliza métodos que não afetam ou minimizam os impactos ambientais gerados durante o processo de desenvolvimento do produto até o seu destino final.

A Vertice tem o posicionamento de se manter responsável com a sociedade e com o meio ambiente através de pequenas e diárias ações que geram impactos positivos. Cuidamos da origem e do destino final das embalagens, selecionamos os tecidos e matérias primas dos produtos optando por menor impacto ambiental e damos um destino às peças que não foram vendidas em lojas.

Mas por que a sustentabilidade na moda é importante?

Com base no relatório feito pela McKinsey em parceria com a GFA (Global Fashion Agenda), a indústria da moda é responsável por 4% das emissões de gases de efeito estufa, sendo uma das indústrias mais poluentes e que tem ajudado com o super aquecimento global.

Logo, a responsabilidade ambiental trabalha-se para reduzir os impactos negativos, como, por exemplo, utilizando matéria-prima orgânica, biodegradáveis ou provenientes de reciclagem; instruindo o consumidor na maneira correta de realizar o descarte de roupas, acessórios e sapatos; oferecendo ao consumidor embalagens e insumos que agridem menos o meio ambiente; entre outros inúmeras formas de gerar menos impacto.

Além disso, quando falamos em sustentabilidade também estamos falando sobre impactos sociais e dentro da indústria da moda é sinônimo de manter boas práticas e éticas no sistema através de normas e leis trabalhistas que geram qualidade no trabalho e na vida dos funcionários e de todos que fazem parte da cadeia daquela organização.

Selo Eureciclo

O selo eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós consumo fazendo a compensação ambiental das embalagens que utilizamos, garantindo que a Vertice invista no desenvolvimento da cadeia de reciclagem.

Deste modo, o selo comunica o engajamento da marca com a reciclagem, incentivando o crescimento das taxas de reciclagem no país e valorizando os trabalhadores deste setor.

A compensação ambiental é um método que garante a reciclagem de uma quantidade de material equivalente a uma determinada embalagem. Com o selo eureciclo, esse trabalho é feito através de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros.

Materiais

Entender o impacto que as matérias-primas possuem é importante para fazermos uma moda sustentável e para que nossos consumidores tenham uma experiência consciente. Logo, usamos alguns materiais que valem a pena destacarmos.

Linho

O linho é uma fibra natural, semelhante ao cânhamo, derivada de uma colheita muito versátil: a planta do linho. O linho requer baixa irrigação para seu cultivo, ou seja, utiliza-se de pouca água. Além disso, não utiliza-se de nenhum agrotóxico, como os pesticidas.

O linho é uma matéria-prima que tem cada parte da planta utilizada evitando qualquer desperdício. O caule e a raiz, por exemplo, são responsáveis por extrair as fibras usadas para a composição de tecidos sustentáveis.

Naturalmente resistente, o linho se torna totalmente biodegradável quando não é passado por processos têxteis, como o tingimento proveniente de substâncias químicas. Além de ser ideal para os dias quentes, por ter características leves e que suportam altas temperaturas.

Viscose Sustentável

A viscose sustentável apresenta uma composição mesclada com fibras recicladas para diminuir a quantidade de fibras sintéticas e, consecutivamente, sua degradação.

Sem dúvidas, a viscose sustentável é um tecido leve com superfície maquinetado que forma uma padronagem xadrez e caimento fluído.

Couro Ecológico

A diferença desse tipo de couro é a substituição dos materiais pesados, como o cromo, por substâncias alternativas como taninos vegetais.

Suas formulações são diferentes das utilizadas na fabricação de materiais sintéticos e naturais, por utilizarem substâncias naturais ou biodegradáveis e menos água em sua composição, gerando menos impacto ambiental.

A durabilidade do tecido ecológico é semelhante a do couro legítimo que, quando bem tratado, pode durar anos.

Embalagem Reciclada

A forma em que te entregamos os nossos produtos também é pensada de forma sustentável. As caixas de embalagem dos produtos Vertice são feitas de materiais reciclados.  

Os principais benefícios da utilização de embalagens feitas em materiais reciclados são a potencialização do tempo de vida do produto e a maximização do valor extraído das matérias-primas, além da vantagem de economização de energia.

Casa Rosa E O Destino Das Peças Não Vendidas

Todo ano a Vertice doa em média mil peças de roupa e sapatos para a Casa Rosa de Santarém – PA, uma instituição de apoio às mulheres com câncer.

As peças são parte das coleções que não foram vendidas em lojas. A Casa Rosa realiza um bazar com essas peças doadas e com o valor arrecadado a instituição adquire medicamentos, alimentos e móveis para continuar acolhendo mulheres que precisam do tratamento contra o câncer.

A instituição não tem nenhuma ajuda governamental sendo mantida apenas com doações.

Que as peças de roupas não são descartáveis já sabemos e cada vez mais tem se falado sobre a importância de fazê-las durarem, pensando nisso, criamos um guia simples e muito enriquecedor que te ajudará a cuidar bem das suas peças. Get the tips!

Institucional

A Vertice

Lojas

Ajuda

Segurança

Privacidade

Ⓒ 2022 – Vertice Atacado de Moda feminina LTDA. Todos os direitos reservados.