Vertice Blog

Viva Magenta, A Cor do Ano de 2023

A cor do ano foi anunciada pelo Instituto Pantone e teremos o Viva Magenta como principal cor do ano de 2023. Da família dos vermelhos, a cor é intensa e traz muita energia e força para o próximo ano.

Segundo os especialistas que trabalham na Pantone, empresa responsável por lançar tendências e prestar consultorias para o universo do design no geral, a cor Viva Magento foi escolhida pensando em manter acesa a inspiração na natureza, já que estamos mais distantes dela e próximos às tecnologias.

Cor do Ano 2023: Viva Magenta

Como citamos acima, o Viva Magenta tem relação direta com a natureza. De início, podemos discordar desse discurso, mas vale a pena entender os significados dessa escolha tão intensa.

A cor Viva Magenta, descendente da família dos tons avermelhados, foi inspirada em um dos corantes mais precioso do mundo, o vermelho da cochonila. A cochonila é um inseto que libera um corante vermelho, muito utilizado até mesmo para tingir iogurtes de forma natural. Segundo Leatrice Eiseman, diretora criativa da Pantone Color Institute, esse é um dos corantes mais raros, fortes e brilhantes do mundo.

“Enraizado no que é primordial, PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, PANTONE 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior”, diz Leatrice Eiseman.

Além de todo o conceito de retorno ao natural. A cor também é muito explorada pelos recursos de tecnologia, logo, temos uma união de Inteligências Artificiais e a criatividade humana.

Para a moda, a cor resultará em criações ousadas e destemidas, fazendo o consumidor se sentir vivo e conectado emocionalmente aos produtos.

Com Quais Cores o Viva Magenta Combina?

Agora que você já sabe todo o conceito por trás da cor do ano de 2023. Vale a pena entender como poderemos usar a cor nos nossos fashions looks do dia a dia.

Independente do seu estilo, a cor Viva Magenta consegue fluir entre todo eles, alguns de maneira mais singela e outras de forma completa e ousada. Sendo uma  variação do vermelho, a cor também pode ser usada na maquiagem, como nos batons e lip tints, ou nos acessórios.

Para o trabalho mais formal, incorpore peças estruturadas e elegantes na cor, como os terninhos femininos, blazers, calças de alfaiataria, camisas e, até mesmo, nas blusas com tecidos refinados de viscose, crepe e seda. Com certeza esse é o toque de elegância e cor que seu office look estava precisando.

Para os looks casuais, há uma infinidade de maneiras de usar a cor do ano de 2023. Você pode incorporá-lo nos pontos de cor em um visual de cores neutras ou pode se jogar em um visual monocromático, tudo depende do seu estilo.

Para compor o Viva Magenta com outras cores, vale a pena ter em mente que está é uma cor quente, mas que pode variar seu fundo, sendo uma pouco mais frio em determinadas nuances, assim como, pode ser totalmente quente. A combinação com outras cores quentes como, o amarelo, laranja, laranja-amarelado, amarelo-alaranjado, alguns tons de rosa, tons de vermelho e o pink trazem ainda mais energia ao visual.

Blusa Cetim Franzida Pink

Blusa Corpete Laise Amarela

Mas os tons de cores mais frios como o azul, roxo, lilás também podem dar o match perfeito no seu visual, brincando com as temperaturas e profundidades da cor.

Calça Feminina Slochy Pregas Azul

No círculo cromático, a cor também pode combinar perfeitamente com tons complementares de verdes, para um visual contrastante e criativo.

Saia Transpassada Cetim Verde

Quando o assunto são estampas, a cor pode se tornar um grande destaque em fundos brancos e neutros, assim como, pode fazer parte de um grande complemento da peça. Quer um exemplo? Nossa chemise feminina com estampa pied-de-poule que mescla perfeitamente os tons de pink e um magenta.

Chemise Curta Manga Longa Rosa

Para as mais discretas, a maquiagem pode ser sua salvação em se manter dentro da tendência de cores de 2023. Além dos tradicionais produtos para boca, se arrisque nas sombras, delineados, pontos de cor e esmaltes.

E você, o que achou da cor do ano de 2023, nos conte!