Vertice Blog

Guia: Como Cuidar Dos Tecidos Para Preservá-los

Que as peças de roupas não são descartáveis já sabemos e cada vez mais tem se falado sobre a importância de fazê-las durarem, pensando nisso, criamos um guia simples e muito enriquecedor que te ajudará a cuidar bem das suas peças. Get the tips!

 Existem muitas maneiras de fazer suas peças durarem com o passar dos anos, você pode optar por comprar tecidos que possuem a durabilidade como principal característica, é  caso dos tecidos que possuem poliéster em sua composição ou seguir a risca a etiqueta de cuidados da sua peça para entender melhor como lavá-las.

Estas são algumas dicas gerais que podem ser seguidas, mas é importante entender que cada tecido, material e aviamento que compõe sua roupa precisa de cuidados únicos e básicos, entenda melhor abaixo!

Como Cuidar Das Peças Em Viscose

A viscose é um tecido semi-sintético com muito frescor e caimento leve. Contudo, os tecidos de viscose não possuem em suas características principais a durabilidade, devido sua construção das fibras, logo, fique atenta para sua peça não encolher ou esticar. Lembre-se de sempre verificar a etiqueta de composição antes de lavá-las.

  • Prefira lavar suas peças à mão;
  • O encolhimento de tecidos de viscose pode acontecer quando lavadas em água morna ou quente, por isso, opte por lavá-las sempre em água fria, já que ela é uma fibra de baixa resistência.
  • Após a lavagem, não torça sua peça. Além disso, armazená-las em um local seco e arejado é muito importante para evitar a proliferação de fungos ou insetos que adoram mastigar as fibras do tecido.
  • Como remover manchas do tecido de viscose requer maior cuidado, recomendamos o uso de sabão próprio para peças delicadas diluídas em água, deixar de molho e após esfregar com cuidado. No final do post demos mais dicas de como remover manchas.

Regata Acetinada Amarelo  – Com Viscose

Saia Longa Evasê com Recorte Areia – Com Viscose

Como Cuidar Das Peças Em Couro E Couro Sintético

Para manter as peças feitas de couro em perfeito estado é importante dedicar um tempo para cuidar delas, já que a limpeza feita de maneira incorreta pode causar rachaduras e ressecamento na peça, além de remover acabamentos e a cor tornando-os muito rígidos para uso. Se você não tiver muito tempo para os cuidados, mande para uma lavanderia de sua confiança.

Caso você seja a pessoa responsável pela limpeza da peça, é importante consultar a etiqueta de cuidados de sua roupa para ver que categoria de couro ela é feita e quais acabamentos são aplicados.

  • O couro sintético geralmente requer apenas uma limpeza com um pano úmido e sabão.
  • A proteção contra manchas é uma boa maneira de proteger o couro falso da sujeira. Lembre- se de aplicar condicionador ou hidratante depois de a lavagem para evitar o ressecamento da peça;
  • Caso sua roupa tenha tido contato com umidades como a chuva, líquidos ou suor, é importante que ela seja limpa regularmente;
  • Para os couros de acabamento liso, limpe com um pano macio e levemente úmido. Pequenas marcas podem ser removidas esfregando-as suavemente com uma borracha macia.
  • Para remover as manchas, sempre seque-as o mais rápido possível e remova a mancha dentro de algumas horas para que ela não seque. Caso seja uma mancha de óleo, o truque é colocar uma boa camada de pó de talco na mancha e deixá-la absorver durante a noite. Depois utilize um limpador de couro apropriado.
  • Como remover manchas amareladas do couro ou evitar que elas apareçam é simples; evite a exposição da peça ao sol por muito tempo, cigarros ou calores excessivos no geral. Além disso, limpe-o regularmente para evitar que as manchas em couro de cores claras, como o branco e off white, apareçam.

Para armazenar bem suas peças de couro é importante mantê-las em um local fresco, seco e bem ventilado, protegidas do calor, luz solar e produtos químicos. Se sua roupa precisa ser coberta, a melhor maneira é envolvê-las em sacos de fibra natural como o algodão e evite armazená-las em plásticos, pois isso pode ressecar o couro.

Jaqueta de Couro com Faixa – Couro

Como Cuidar das Peças em Crepe

O crepe também é um tecido delicado e, assim como a viscose, tende a encolher se não for cuidado da maneira correta.

  • Se a etiqueta de cuidados disser ser segura, lave-a com água fria e a mão. Caso prefira usar sua máquina de lavar roupas, é recomendado virar a peça do avesso e colocá-la em um saquinho próprio para lavagens;
  • Não torça a peça após lavagem e opte por deixá-la secando ao ar livre;
  • O crepe normalmente enruga após lavado e seco. Para remover quaisquer rugas, vaporize a roupa para obter os melhores resultados.

Vestido Longuete Decote Quadrado Manga Pink – Em Crepe

Camisa Babado Manga Ampla Off White – Em Crepe

Como Cuidar Das Peças Em Alfaiataria

Para manter seu blazer, tailleur ou qualquer peça de alfaiataria em bom estado as dicas são básicas e simples, já que os tecidos de alfaiataria são mais encorpados e resistentes.

  • Você pode lavar suas peças de alfaiataria na máquina de lavar, mas lembre-se que água morna e quente tende a danificar suas peças, logo, opte por água fria;
  • O sabão neutro é o melhor aliado das peças de alfaiataria, invista!

A maior preocupação que temos com a alfaiataria é como armazená-las de maneira correta, por isso, nunca as guarde assim que usar. O recomendado é deixar a peça respirar antes e manter as peças em capas próprias para cada tipo de tecido ajuda na preservação da peça.

Blazer Feminino Alongado Alfaiataria

Como tirar manchas do Tecido sem Danificá-los

Há uma infinidade de receitinhas simples que podem te ajudar a tirar as manchas de tecidos como jeans ou poliéster.

Removendo manchas de líquidos: Absorva o líquido com um papel toalha e logo em seguida coloque a peça para lavar com um tira manchas ou com a receita de vinagre branco e bicarbonato de sódio.

Removendo mancha de desodorante: Alguns desodorantes tendem a manchar as roupas na região das axilas, para removê-las aplique vinagre branco e deixe de molho na água por 8 horas. Depois é só retirar da água e lavar normalmente.

Removendo manchas amareladas: Como remover manchas amareladas e evitar o encardido, as alternativas são usar vinagre ou limão na remoção desse tipo de mancha. Caso queira usar o vinagre para remover manchas amarelas, basta misturá-lo com água, aplicar na peça de roupa deixando agir por 30 minutos e depois lavá-las normalmente. Mas, se escolher usar o limão o passo a passo também é bem simples, é necessário aplicar o suco de limão com bicarbonato sobre a peça e deixar agir por 1 hora no sol, por último é só lavar a peça como de costume.

Para utilizar essas receitinhas, fique atento para o tipo de tecido, pois como mencionamos acima, pois a viscose, o crepe, o linho e alguns algodões podem ser danificados.

Agora ficou muito mais fácil cuidar das suas peças favoritas e garantir que elas durem mais tempo no seu look do dia.

Ⓒ 2022 – Vertice Atacado de Moda feminina LTDA. Todos os direitos reservados.