Vertice Blog

Tecidos Para o Verão 2023

As apostas de tecidos para o verão de 2023 já estão sendo comentadas e já podemos adiantar que tem tecidos incríveis para todas as ocasiões e estilos, inclusive, na nossa coleção Quintessência.

Tecidos Artesanais

Faz duas temporadas de moda que os tecidos artesanais estão aparecendo nas passarelas. Eles ganharam força no cenário da pandemia e pós-pandemia, e tudo isso tem uma grande justificativa social que se reflete na moda.

Conforme ficamos cada vez mais conectados e próximos às tecnologias, deixamos de lado aquilo que temos como o natural da vida. No caso da pandemia, por exemplo, não podíamos sair de casa e o contato com a natureza era mínimo, passávamos o tempo em frente às telas de celulares, computadores e televisões em busca de nos entreter e nos comunicar com quem estava longe.

Em resumo, a chegada dos tecidos naturais para as passarelas é como uma oposição ao que estamos vivendo, ou seja, temos muita tecnologia, gerando falta do artesanal, logo, valorizamos a manufatura, principalmente na moda.

O Linho

O linho consegue deixar qualquer look impecável por ser natural, ter leveza e muita elegância no seu caimento. Sua principal característica é a trama aparente, que deixa o tecido com uma pegada rústica de verão.

Se jogue nas peças de linho de cor natural, quanto nas peças coloridas para criar composições monocromáticas. Os linhos estampados e com caimento de alfaiataria também são trendy!

Conjunto Linho Porcelana Areia

Colete Alfaiataria Curto Areia

O Crochê

O crochê aparece mais elaborado durante a semana de moda internacional, com um fio estruturado, tanto para peças curtas quanto para as peças com carinha de inverno. A marca Etro, por exemplo, apresentou no Milão Fashion Week croppeds e tops em crochê, mas com caimento pesado e com muita transparência.

As Rendas

Assim como nos crochês, a renda também é estruturada mesmo nas peças mais leves, trazendo um pouco de feminilidade. Durante as coleções das passarelas, os vestidos completos em renda foram o hype, como na grife Louis Vuitton e Acne Studios.

Vestido Renda Off White

Lá fora essa renda pode ser traduzida para looks mais sensuais e noturnos, já aqui no Brasil, a renda também pode aparecer em peças com o nosso jeitinho tropical, cheio de cores vivas e fluidez.

A Laise

O tecido de laise é total o mood de verão, já que sua textura vazada traz respirabilidade para qualquer peça. Atualmente existem os laises de algodão, mas também as sintéticas feitas de malha, sendo um pouco mais pesadas e assentam no corpo.

Nos Acessórios e Calçados

Nos acessórios e calçados temos visto o natural chegando por materiais como cordas, palhas, bordados, rendas e macramê, tanto em sandálias, rasteiras, detalhes em tênis e sandálias, quanto em bolsas e chapéus.

Tecidos Leves e Transparentes

Já se foi o tempo de precisávamos sofrer em tecidos e roupas desconfortáveis para estarmos na moda, com isso, tecidos com muita fluidez entram em cena com um toque de sensualidade e descartando quaisquer amarras.

Alguns desses tecidos são o chiffon, seda e musseline, que foram muito vistos também nas semanas de moda, como nas marcas BluMarine, Dolce & Gabbana e Balmain.

A Viscose

A viscose é o mood do verão brasileiro e não poderia ficar de fora da lista,  composto de fibras semi-sintéticas originárias de processos químicos em fontes de celulose naturais, é um tecido leve e com caimento fluido. Perfeito para ser usada nos vestidos, saias, blusas e conjuntos.

Calça Pantacourt Coral

Tecidos com Brilho

O brilho chegou com tudo esse ano e promete permanecer forte nas tendências de moda verão 2023. Tecidos como lurex, acetinados, lamê e paetês vão estar em todas as vitrines e nos looks das fashionistas de todo o mundo.

Acetinados Tecnológicos

O tecido de Satin é um dos queridinhos para as tendências de 2023. Suas principais características são, fluidez, toque macio e textura acetinada, que traz um brilho impecável para a peça, consequentemente, muita elegância.

Vestido Cetim Alças Laço Preto

O Cetim

O cetim possui características com aspecto brilhante, liso, de toque fluido e macio. Transmite muita elegância, sendo muito usado em vestidos, principalmente os alongados com caimento de slip dress.

Vestido Midi Transpassado Cobre

O Couro

Pode parecer estranho falar sobre couro quando o assunto é verão, mas saiba que o tecido vem crescendo nas passarelas há um bom tempo. De Versace a Chloé, o tecido apareceu nas semanas de moda em comprimentos mini como em saias e croppeds. No Brasil, sem dúvidas o couro virá com tudo nos calçados, cintos, bolsas e outros acessórios.

Tamanco Feminino Salto Cristal Tiras – Ouro

Desta lista, qual seu tecido favorito para compor um visual perfeito?