Vertice Blog

Semana de Moda Tokyo E Os Looks Futuristas

As semanas de moda são sempre fonte de inspiração para as fashionistas de plantão que ficam ansiosas para ver não apenas o que os designers de moda e as grandes marcas têm para nos apresentar durante os desfiles, mas também para espiar os looks de streetstyle de quem está ali para assistir ao evento.

Com produções repletas de informações de moda que fazem nossos olhos brilharem, listamos algumas das tendências de moda e alguns lookinhos que entregaram tudo e mais um pouco!

Em cada cidade o streetstyle das semanas de moda se refletem de uma forma, em Tokyo a palavra-chave foi: futurismo na moda. Tudo isso refletindo a união entre a cultura do país, tecnologia e as tendências de moda de 2022.

Os Vestidos de Boneca

É impossível você ir ao Japão e não se deparar com uma das culturas mais fortes que o país tem: o anime. Muito inspiradas pelas animações, as fashionistas apareceram por lá com vestidos de bonecas elaborados com camadas, muito volume e babados. Os fluffy hair também compunham o visual com tranças, coques e muitas franjinhas.

No Japão o estilo Lolita é forte e segue exatamente a influência entre a era Vitoriana e Rococó em junção a cena mais pesada do rock como o punk rock, glam rock e os góticos. Por isso, é comum ver vestidos de boneca com coturnos e acessórios pesados no dia a dia da população, assim como em grandes eventos de moda.

Vestido Longuete com Manga

Vestido Jeans Longo Com Babado

A Moda Kawaii

Semelhante ao contexto acima, a moda Kawaii também esteve presente e une as tendências de moda femininas e masculinas com as famosas ilustrações de animes e mangás japoneses.

No streetstyle, peças estampadas com referência às animações foram muito presentes. Há quem fosse o próprio personagem, mas também quem apenas estampasse o seu personagem favorito em suas roupas, com impressões realistas e muito bem feitas.

Para quem incorporou seu personagem favorito ou fez de si mesmo um grande personagem, não faltou personalidade nos shapes das roupas, cabelos e acessórios. Por que não investir no contraste azul dos cabelos com peças desconstruídas e oversized?

Subversive Basics

A macrotendência que nasceu no Tik Tok foi muito presente dentro de outras tendências de moda dos fashionistas presentes na Tokyo Fashion Week.

A Subversive Basics nada mais é do que a transformação de peças básicas em pedaços de tecidos, o que torna o estilo único, utópico e com carinha de futurista. Quer um exemplo para ilustrar? As novas coleções da Mugler, onde temos peças em pedaços com muitos recortes estratégicos em um mood altamente sexy.

E como o Básico Subversivo é uma macrotendência, vimos no streetwear caminhando com a tendência de cut-out; dopamine dressing e Y2K, ou seja, em looks com mood coloridos, outros mais darks e outros com a carinha dos anos 2000.

Vestido Recortes Preto

Vestido Assimétrico

Estamparia Futurista

Contrapondo os Básicos Subversivos, as peças estampadas foram o ponto forte do streetstyle pelas ruas de Tokyo. Com peças all print em impressões impecáveis e realistas, não tínhamos como não pontuar essa tendência aqui.

Mas não apenas ilustrações de animes e mangás fizeram parte da estamparia. As formas também estavam muito presentes, em especial as formas geométricas. Tudo com contrastes de cores altíssimas, é ou não é algo do futuro?

As padronagens mais clássicas também estavam presentes com estampas florais, listras e xadrez.

Macacão Pantalona Onça

Chemise Manga Longa Estampada

Volumetrias e Japonismo

Os shapes volumosos sempre fizeram parte da moda japonesa, assim como o movimento estético japonismo. Peças com volumes extras, assimetrias e recortes diferenciados criaram grande impacto nos looks.

Dentro desta categoria de muitos volumes, o destaque sem dúvida ficou para as peças amplas e em oversized. Alguns looks brincavam com equilíbrio entre peças justas e oversized e outros seguiam o caminho do maximalismo total.

Outro truque de styling que causava ainda mais a sensação de volume foram as infinitas sobreposições. Por que não se jogar em blusas de manga longa sobrepostas com blusas de manga curta e um colete? This is fashion!

Calça Jeans Feminina Ampla com Amarração

Calça Pantalona Alfaiataria

Os Looks All Black E Tons Neutros

Segundo alguns especialistas de moda, após o dopamine dressing, entraremos em tempos sombrios onde as cores neutras e o preto voltaram a dominar a cena fashion.

E, apesar de Tokyo ser uma cidade colorida, os looks neutros tomaram conta do streetstyle de muita gente, mas sem deixar de ser interessante e original.

Calça Pantalona Com Cinto – Preto

Blusa Babado Manga Longa

Macacão Feminino Jogger

Além disso, dentro dessas nuances de tons sombrios, um dos tecidos que nos chamou a atenção foi o couro, que novamente vai aparecer com tudo nas próximas temporadas.

Agora que apontamos os melhores looks e tendências da semana de moda de Tokyo, nos conte qual é a favorita de vocês?