Vertice Blog

Babados: Tendência para o Verão

Os babados são detalhes que deixam qualquer look feminino mais delicado e romântico e eles estão de volta, não apenas nas passarelas das semanas de moda, como também já podem estar no seu look do dia para já!

Os babados sempre fizeram parte da moda. Durante os reinados, os babados eram elementos que faziam parte da moda masculina e estavam sempre presentes nas golas e punhos das camisas de todos da corte. Ao passar dos anos, foram ingressados também nos longos e volumosos vestidos das mulheres, às vezes de maneira mais delicada e outras com maior volume e em tons escuros, como na era Elisabetana.

Outro grande hype dos babados durante a história da moda foi durante os anos 80, onde o exagero era trendy e quanto maior eram os babados melhor. A cantora Cindy Lauper era uma das grandes fashionistas da época e adorava carregar nos looks, em especial nas saias longas e midis em tule.

Atualmente, os babados voltaram com muita força e pretendem não ir embora tão cedo. Durante os desfiles das semanas de moda que aconteceram nas cidades de Nova York, Paris, Milão e Tokyo, os babados apareceram na apresentação de diversas marcas e grifes.

Alexander Mcqueen apostou em um heavy babados maximalistas em tecidos leves como o chiffon e o tule, mas nas cores neutras que iam do branco ao preto. Já a grife Zimmermann apostou também em babados volumosos, mas com tons naturais e muitas estampas florais, trazendo todo romantismo em alta. Enquanto nos desfiles de prêt-à-porter, a grife Balmain investiu em verdadeiras obras-primas com vestidos longuetes e cheios de camadas que formam babados.

Como Usar Babados?

Os babados nada mais são do que aplicações volumosas nas roupas, muito comuns serem vistos em decotes, mangas, punhos, barras e até mesmo ao longo da peça.

Para looks femininos e delicados, aposte em babados com caimentos fluidos, soltinhos e que não armam em excesso, encontrados em tecidos de viscose e crepe, por exemplo.

Camisa Manga Babado Color Block Coral

Camisa Manga Babado Color Block Offwhite

Os detalhes de babados aplicados em golas altas em vestidos, chemises e blusas também são uma grande tendência de moda para 2023. Um exemplo é nossa chemise curta com mangas longas que, além de aplicação na gola, também tem aplicação no punho com elástico.

Para produções para o dia a dia ou que precisam de um pouco mais de tradicionalismo, vale a pena combinar as peças com babados com outras lisas e neutras, como as calças jeans, calças de alfaiataria ou calças retas. Lembre-se que quanto maior o babado, mais volume seu look terá e você precisará equilibrar as proporções.

 

Já para os momentos de praticidades, as peças únicas são aliadas e deixam de ser básicas quando os babados estão aplicados, seja no decote ombro a ombro, nas mangas bufantes ou na modelagem três marias das saias.

Vestido Longuete Decote Quadrado Manga Off White

Vestido Feminino Ombro a Ombro Areia

Os babados também aumentam a silhueta, deste modo, se você pretende não alterar seu biótipo ou até mesmo diminuí-lo, se jogue nos babados pequenos. Já os maiores, podem ser o match perfeito com as mulheres mais altas.

Vestido Longo Feminino Guipir Preto

Mas, se você é uma mulher moderna e criativa, aposte nos babados maiores, em tecidos estruturados e com aplicações inusitadas, com certeza dará maior destaque a sua personalidade. Os babados assimétricos e sobrepostos também são perfeitos.

Vestido Curto com Manga Laranja

O que não podemos esquecer é que os babados são poderosos e são perfeitos para todos os corpos e ocasiões, então, se jogue nessa tendência de moda que está retornando ainda mais forte!