Vertice Blog

O Verde Virou Tendência, Saiba Como Usá-Lo!

Seria o verde a nova cor favorita das fashionistas? Já adiantamos que sim! O verde virou tendência e aqui vamos te dar as melhores dicas de styling para você usá-lo sem medo.

A cor verde e suas nuances estão em alta e, mesmo que especialistas de moda já haviam previsto esse acontecimento lá em 2019, muito tem se falado da cor estar associada com as preocupações crescentes com a sustentabilidade mundial  impulsionando ainda mais o tom nas últimas temporadas, já que a cor remete a natureza. Quer um exemplo conceitual? A marca Loewe apresentou sua coleção masculina de verão 2023 com plantas vivas saindo das roupas, all green!

Outro ponto fundamental é o fato de estarmos quase saindo de uma pandemia onde tons neutros eram explorados em casa e agora queremos nos mostrar ao mundo e claro, o verde é ousado o suficiente para atrair muita atenção, especialmente quando estamos falando de fundos neons, profundos ou brilhantes.

Durante os desfiles do ano passado, marcas como Miu Miu em outono 2021, Gucci em Resort 2021 e Michael Kors em primavera 2021, o verde já havia reinado em diferentes tons e nos mostrado como a cor seria apresentada nas vitrines e no streetstyle deste ano. Contudo, a cor ganhou maiores holofotes quando Bottega Veneta, em primavera 2021, apresentou o verde Kelly em toda sua coleção, das roupas e acessórios até suas embalagens.

Como Usar A Cor Verde E O Círculo Cromático

Quando brincamos com o círculo cromático, podemos investir em combinações de looks usando as cores complementares, looks usando cores análogas e até mesmo looks usando as cores tríades.

Verde e a Cor Complementar

No círculo cromático a cor complementar ao verde é o vermelho. Essa junção poderosa fica ainda mais bonita e atraente quando misturamos tons de verdes fechados como o verde musgo ou o verde sálvia, por exemplo. Se você seguir o estilo criativo, vale a pena se jogar nos verdes mais claros e brilhantes também.

Verde e as Cores Análogas

As cores análogas são as irmãs, ou seja, elas estão lado a  lado, no caso do verde são o verde azulado e o amarelo esverdeado. Esta combinação traz a sensação de estabilidade no look por não ter nenhum contraste.

Verde e as Cores Tríades

As cores tríades ao verde são o vermelho e o laranja, pois sua junção forma-se um triângulo. Essa combinação traz a sensação de refresh e muita harmonia à sua composição.

Looks Com a Cor Verde E Outras Combinações

Os looks monocromáticos são perfeitos para uma silhueta alongada e tendem a não gerar tanto impacto visual por serem harmônicos. As produções monocromáticas podem ser feitas por um mesmo tom ou por tons diferentes, o que chamamos ton sur ton.

A dica para investir neste truque de styling é brincar com tecidos, misturar texturas e caimentos. Invista em uma blusa cropped com a textura do lastex e caimento de babados nas mangas mais uma calça de alfaiataria lisa.

Nos acessórios como bolsas e sapatos você também pode usá-los na mesma cor ou investir em tons neutros como o branco, preto ou bege.

Por fim, há uma infinidade de maneiras de usar os mais diversos nuances de verde e para apostar, vale a pena entender qual a imagem você quer passar e aprender com este post a combinar as outras cores.