Vertice Blog

O Que Há De Novo No Street Style Global

A moda sempre foi o espelho do que acontece na sociedade, especialmente quando o assunto é moda de rua. Há anos, o modo de se vestir é o reflexo de sentimentos, acontecimentos e fatos que refletem todo uma comunidade e, como estamos cada dia conectados através das redes sociais, esses acontecimentos passaram a ser global e não apenas restrito á um único lugar.

Second Hands e a Autenticidade

O street style ao redor do mundo está obcecado em demonstrar autenticidade em seus looks fashionistas, na mesma intensidade que estão cada vez mais conscientes em não deixar que a moda prejudique o meio ambiente, logo, um das grandes alternativas é as peças de second hands.

Durantes as semanas de moda internacional, os looks com carinha de brechó foram muito usados em diversos estilos, dos looks pesados e punks aos visuais românticos e delicados.

Sem dúvidas a maior tendência para as próximas temporadas na moda de rua é evidenciar a personalidade de cada indivíduo de uma maneira em que o meio ambiente não seja atingido. Além disso, devemos lembrar que as peças de segunda mão são perfeitas para trazer personalidade, já que dificilmente existem tantas peças iguais disponíveis, deixando o look exclusivo.

A Moda Do Tik Tok Nas Ruas

Que o tik tok vem lançando tendências de moda e de comportamento entre a geração mais jovem não é novidade. Contudo, muitas dessas tendências eram vistas apenas no âmbito digital, ou seja, apenas nos looks de influenciadores da rede.

Agora, estamos vendo as trends do Tik Tok tomarem forma no street style com estéticas disruptivas, mix de estampas ultra coloridas e de padronagens grandes, excesso de sobreposições, misturas de tecidos, texturas e cores.

Vestido Midi Poá Colorido
Blusa Manga Longa Lastex Onça

Fique de olho nas estéticas de moda como, Y2K, anos 2000, Subversive Basics, Indie Sleaze e Undergrounds, elas são as principais trends do momento e que já estão nos looks dos antenados na moda.

New Punk

Durante as semanas de moda, os elementos do punk como cintos grandes de metal, tachas aplicadas, tecidos de couros e estampas em xadrez buffalo e cores escuras foram muito utilizadas, dentro e fora das passarelas.

O new punk aparece na moda de rua aliada com a estética indie sleaze, recentemente ressuscitada no Tik Tok, trazendo de volta as produções com um toque emocore e punk rock, diretamente de 2007, muito usada na época por artistas como Lady Gaga e Kesha.

Camisetas de bandas, jeans com recortes e malhas desgastadas também fazem parte do dress code dessa tendencia.

Calça Jeans Recorte

Camisa Xadrez com Bolso Frontal

Esportes Reciclados

A tendência de moda athleisure é uma das queridinhas para quem ama roupa de sportwear, pois ela consiste em mesclar roupas atléticas com peças usadas no dia a dia. Quer um exemplo? Um jaqueta corta-vento com uma mini saia moderna.

Outro detalhe muito visto no streetwear, são as peças esportivas com toque também de second hand, como jaquetas vintages, peças desgastadas e até mesmo com remendos.

O Estilo Preppy Renovado

Já contamos mais sobre o estilo preppy aqui no blog, mas vale a pena pontuar que ao decorrer dos anos, as composições desse estilo foram cada vez mais ganhando novas formas. Atualmente, uma grande trendy é a mescla entre o preppy style e outras estéticas como clubber ou Y2K, por exemplo.

Aposte nas mini skirts plissadas, assim como as famosas mini saias da Miu Miu, tricôs curtos, xadrez e tons de cinza e bege. A representação desse estilo é uma ousadia contada através das peças que lembram uniformes.

Cardigan Tricot Coração – Nude

Looks Românticos e Vintages

Não tem como negar, o vintage está cada vez mais forte nas próximas temporadas e pode ser aliado com diversos estilos do punk ao romântico.

Os looks românticos do street style ganharam referencias históricas com babados, florais, cores entre rosê, creme e off white. Para contrapor e trazer para a atualidade, os acessórios pesados como correntes, maxi bolsas e calçados tratorados ganham evidencia.

Blusa Babado Manga Offwhite
Camisa Babado Manga Ampla Pink

O mais importante dentro de todas as tenências e estéticas citadas é como podemos mesclar todas elas á maneira em que for interessante para cada um e de acordo com cada estilo. E você, qual sua aposta para o street style de 2023?