Vertice Blog

O estilo cargo está de volta!

A moda cargo voltou, não apenas nas tão adoradas calças e saias, mas também nas camisas, casacos e coletes femininos. A tendência que é mais uma febre vinda diretamente dos anos 2000, promete ficar por muito tempo nos looks das fashionistas e vamos te contar tudo sobre ela.

O estilo cargo foi criado inicialmente pelo exército com a intenção de facilitar o transporte de armamentos e equipamentos através dos inúmeros e volumosos bolsos, por isso esse estilo também é chamado de utilitarismo, já que se tornou uma peça útil e com funções para o dia a dia dos militares.

Mas como na moda tudo é criado com base em inspirações, foi no final dos anos 90 e começo dos anos 2000 que o modelo começou a ser usado no streetwear, através das calças amplas e de cintura baixa. Enquanto as camisas, casacos e coletes começaram a ganhar maior destaque entre os anos de 2020 em diante. Quer um exemplo? Em 2022, looks utilitários rechearam a Semana de Moda em Paris e marcas como Louis Vuitton e Stella McCartney apresentaram casacos, jaquetas, coletes, macacões e até mesmo camisas com a estética cargo.

O estilo cargo nas camisas, casacos e coletes é uma tendência de 2023 que ganhará cada vez mais espaço, não apenas nas passarelas, mas também no dia a dia da mulher justamente por tem uma modelagem ampla e bolsos que ajudam nas tarefas do dia a dia, além de serem peças com características despojadas, mas que podem ser usadas por todos os estilos, quando combinada com as peças certas.

Como usar o Estilo Cargo

Usar as camisas, casacos e coletes no modelo cargo para seus looks do dia a dia não é nada difícil quando você se identifica com estilos mais causais, modernos e criativos, porém, quem tem o estilo mais tradicional ou elegante também pode se dar muito bem usando peças cheias de bolsos e com um caimento despojado.

Embora as trendysetter como Bella Hadid e Emily Ratajkowski adoram usar o estilo cargo totalmente cool e alinhada a estética Y2K, sempre trazendo mais jovialidade a imagem, entenda que através do equilíbrio e da modelagem certa você garante um estilo sofisticado sem deixar de ser antenado.

Camisa Feminina Linho Manga Curta Cru

As camisas cargos podem ser combinadas com calças e saias de tecidos estruturados, como os tecidos de alfaiataria, gabardine, tafetá e o jacquard, todos muito elegantes e trazem seriedade ao seu visual.

Os tons neutros também auxiliam nesse equilíbrio entre o cool e o sofisticado, por isso, os tons sóbrios são uma ótima opção para o seu look, podendo até ser misturados com cores mais vivas. Que tal uma camisa cargo de linho laranja com uma calça de alfaiataria e tamanco mule?

Outra dica para equilibrar o look é apostar nos calçados tradicionais, como as sandálias de salto médio e quadrado, loafers e oxford. Esses modelos são ótimos para quem adora manter a elegância no dia a dia, especialmente no trabalho.

Camisa Amarração Cintura Laranja

Calça Cigarrete Linho Nude

Mocassim Tratorado Couro Preto

As camisas, coletes e casacos também são uma ótima opção para serem usadas como terceiras peças e ajudar trazer informação de moda para o visual. Aposte na camisa cargo por cima de uma regata e calça jogger ou slouchy!

Camisa Feminina Linho Manga Curta Azul

Calça Linho Jogger Azul

Regata Acetinada Azul

Além disso, a escolha dos tecidos também faz toda diferença e você pode optar pela leveza de uma camisa cargo em linho, um short delicado em cetim ou apostar em tecidos pesados como o brim e a sarja.

Sem dúvidas as modelagens do estilo cargo estão cada vez mais inovadoras, podendo ter detalhes e amarrações que deixam a peça ainda mais feminina. Vale a pena escolher o modelo que melhor se encaixa com seu estilo e fazer as melhores combinações.

E então, você é hot or not o estilo cargo nas camisas, coletes e casacos?