Os looks monocromáticos são uma grande solução de estilo para quem quer parecer mais moderna, além de ser um truque de stylist perfeito para alavancar sua imagem. Pensando nisso, vamos te contar tudo sobre como usar essa trendy!
A monocromia consiste em usar a mesma cor de roupa para o look todo, muitas vezes podendo ser inserida a mesma cor até nos calçados e acessórios. Quando a nuance dessas cores mudam, é chamado do ton sur ton, ou seja, uma mescla entre peças com tons mais claros, escuros, saturados ou opacos.
Esse truque de styling se tornou uma tendência da moda feminina e masculina há algum tempo e tem sobrevivido até hoje, cada vez mais sendo usada em diversas ocasiões, dos Red Carpets até os office looks.
Todos podem usar e abusar dos looks monocromáticos, mas vale a pena ter consciência de qual imagem você quer transmitir para escolher não apenas as cores certas, como também os tecidos e caimentos ideais para um look perfeito.
Se você ainda tem receio de apostar em tons vibrantes, comece com neutros escuros, como preto, marinho, cinza e marrom. Se você estiver se sentindo ousada, também pode experimentar cores monocromáticas mais escuras e ricas, como bordô, roxo e verdes.
Essas são as melhores cores para começar a investir.
Comece selecionando a cor que deseja usar, baseando-se sempre no significado das cores, no que elas podem transmitir e também na sua personalidade. Evite cores que não fazem sua pele brilhar, por isso teste todas as suas cores favoritas e veja qual melhor te cai bem.
Uma dica extra é fazer a análise de coloração pessoal, caso você tenha tempo e disponibilidade para entender a sua paleta de cores ideal. Mas caso ainda não saiba sua cartela, é importante selecionar uma cor que combine com seu tom de pele e cabelo, por exemplo, se sua pele é muito clara e você tem cabelos loiros, opte por usar azul-marinho em vez de preto. Mulheres com pele bronzeada e cabelos escuros podem optar por uma cor mais profunda, como bordô ou roxo.
Enquanto o significado das cores, vale a pena entender o básico sobre elas. Por exemplo, se você é uma pessoa mais reservada, mas quer passar acessibilidade, saiba que os tons claros são perfeitos para isso, então invista nas nuances mais claras.
A monocromia não precisa ser um look monótono, então brinque com as texturas e os diferentes tecidos, caso sinta que seu visual precisa de um destaque a mais.
Se você quer ousar, tecidos pesados com tecidos pesados são perfeitos, como, por exemplo, jeans e couro. Mas se você quer um look super leve, combine tecidos como chiffon, viscose, crepe e cetim. Para o equilíbrio perfeito, o ideal é apostar em um tecido pesado contraponto com tecido leve.
As cores conseguem mudar nossa imagem, então, vale a pena ficar de olho na hora de acentuar ou não algumas áreas do corpo. Por exemplo, se você tem quadris muito largos e quer disfarçá-los, não use calças ou saias claras, o ideal seria o tom escuro da cor na metade inferior e o tom mais claro na parte superior. Como calças escuras e uma camisa azul mais clara, ou seja, brincando com o ton sur ton que comentamos no início do post.
Não é regra que acessórios e calçados sejam da mesma cor que o resto da composição, aliás, investir em outros tons pode amenizar o impacto da monocromia. Em relação a brincos, colares, anéis e pulseiras, os dourados e prateados podem trazer um charme a mais ao seu look.
Os looks monocromáticos podem causar inúmeras impressões na sua imagem. Primeiramente, este truque de stylist é muito usado para alongar visualmente a silhueta, deixando você mais magra.
Combinar o calçado com a parte inferior causa a sensação de continuidade, sendo um ótimo truque para parecer mais alta.
Dependendo das cores que escolher e o caimento do tecido, você pode transmitir poder, acessibilidade, romantismo ou criatividade. Por exemplo, se optar por tecidos estruturados com uma calça de alfaiataria e um blazer em tom de azul-marinho, sem dúvidas você transmitirá uma imagem de elegância e tradicionalismo, mas com tons delicados como lilás, azul-claro ou rosa, você transmite romantismo.
E você, é adepta a monocromia?