Vertice Blog

Milano Fashion Week - Inspirações de Looks e Tendências

Os desfiles da semana de moda em Milão aconteceram entre o dia 20 ao dia 26 de setembro, contando com mais de 60 desfiles.

A Milano Fashion Week é a terceira do cronograma de apresentações, conhecida pelo seu tradicionalismo ao carregar maisons com forte DNA italiano, tal qual Dolce & Gabbana, Gucci, Prada, Versace, Roberto Cavalli, Salvatore Ferragamo, Bottega Veneta, Giorgio Armani, Moschino, Fendi, entre tantas outras.

Embora seja uma semana que ainda não carregue tantas marcas novas com pluralidades e diversidades, este ano as apresentações foram mais fortes e cheias de tendências que dominaram todo o mundo da moda.

As Principais Tendências e Looks da Milano Fashion Week

O verão 2023 pode se preparar para as novas tendências e a consolidação de outros shapes que já estavam no nosso radar há um tempo.

Muito Jeans!

É certo que o jeans faz parte daquela nossa listinha de peças essenciais, mas desta vez ele vem com novos shapes, acabamentos e lavagens.

Através dos olhos da marca Bluemarine, que teve como tema principal a figura mitológica da sereia, o jeans aparece com uma lavagem pesada por camisas alongadas, blusas tomara-que-caia, calças flares, saias longas, midis ou mini. Tudo isso com aplicações de tachas que remete às escamas e acabamentos desfiados.

Outros shapes interessantes e que virão com tudo no verão 2023 são os jeans com recortes, sejam eles feitos com mesmo tecido por viés ou uma mescla interessante entre jeans de diferentes cores e texturas.

Calça Jeans Feminina Ampla Recortes

Calça Jeans Pantalona Feminina Ampla

A Estética Dark Em Alta

Se fossemos citar apenas um desfile que representasse a volta da estética dark à moda seria impossível, pois em todas as semanas de moda tivemos um toque punk gótico nas passarelas.

Na Milano Fashion Week, quem representou essa volta muito bem foi a Versace. Durante toda a apresentação era possível sentir a mescla noventista que a marca carrega junto a lookinhos all black, cintos com fivelas pesadas de metal, tecidos de couro, acabamentos com rendas e um styling incrível que mesclava o romântico e o gótico. Quem não se apaixonou por Bella Hadid com um slip dress roxo e véu?

Vestido Longuete Manga Preto

Saia Midi Alongada Ampla Preto

Calça Cargo

Quem achou que as calças cargos não vingariam para além do Tik Tok se enganou, pois lá estavam elas. Assim como na apresentação das outras cidades, a calça cargo apareceu com bolsos crescentes e inusitados.

A marca Diesel, que anda investindo muito no público jovem, apresentou a peça durante o desfile e nós amamos os inúmeros bolsos foles frontais. Em um dos looks, os bolsos traziam a impressão visual de camadas, super interessante.

Boudoir: Lingerie Á Mostra e Slip Dress

O mood sensual está no ar e podemos ver através da estética boudoir, com looks repletos de lingeries à mostra, transparência, rendas e vestidos slip dresses com toques acetinados.

Marcas como Dolce & Gabbana, Prada, Bottega Veneta e Versace foram campeãs em trazer a sensualidade feminina para as passarelas. Enquanto Prada trabalhou com toques simples de transparência e lingeries à mostra, Dolce & Gabbana trouxe um vestido justo white transparente com uma silhueta marcada e refinada.

Vestido Recortes Preto

Regata Acetinada Azul

Saias e Vestidos Sob Calças

Um truque de styling que animou a turma dos criativos foi as saias e vestidos sob calças. Muito comum nos anos 90, esse truque volta às passarelas e estamos ansiosos para vê-la também nas produções das influenciadoras de moda.

Marcas como Fendi, Armani e Missoni trouxeram esse truque às passarelas em produções monocromáticas, longilíneas e com shapes fluídos.

Saia Feminina Midi com Botões

Calça Feminina Slochy Pregas Coral

Novos Shapes de Alfaiataria

As peças de alfaiataria estão cada vez mais modernas e inovadoras. Mas se tratando da semana de moda mais clássica que temos, o toque de modernidade apareceu contidamente em cores neutras, risca-de-giz e xadrez.

Sem dúvidas a grife Max Mara foi responsável pelos looks mais elegantes, trazendo todo o armário masculino para o feminino.

Calça Feminina Slim Alfaiataria Collab – Verde

Blazer Boyfriend Alfaiataria Telha

Calça Pantalona Alfaiataria Cós Elástico Areia

O Básico Em Alta

Entre tantos visuais repletos de criatividade, assinaturas únicas de cada marca e designer e tendências fashionistas, a moda básica renasce nas passarelas italianas.

A regata branca é o símbolo master dos básicos e já vem sendo mencionada há um tempo. Durante o desfile da Fendi, uma regatinha branca compondo um visual all white brilhou nos olhos de muita gente. Mas foi Bottega Veneta que surpreendeu a todos.

A marca italiana Bottega Veneta trouxe às passarelas Kate Moss, uma das maiores supermodelos dos anos 90, conhecida por ter um estilo casual básico com um guarda-roupa repleto de camisetas brancas, calça jeans reta e camisa xadrez, e foi exatamente isso que ela desfilou. Mas o grande destaque estava no material das peças, pois embora parecessem fielmente um simples jeans com camisa flanelada, as peças eram feitas de couro.

Camisa Xadrez com Bolso Frontal – Verde

Calça Jeans Feminina Skinny – Lavagem Média

Gucci, Um Espetáculo À Parte

Não há possibilidades de falar sobre Milano Fashion Week e não destacar o desfile da Gucci.

Parecia uma apresentação comum até que uma das paredes da cenografia some, revelando que por ali caminhavam 68 duplas de gêmeos de mãos dadas. Inspirado por sua mãe gêmea, Alessandro Michele, conta durante o desfile sobre a conexão humana.

Quando o assunto são as tendências, o paetê e as peças de alfaiataria ganharam holofotes com um mood setentista e sportswear.

Agora nos conte, qual das tendências você está mais ansiosa para ver nas vitrines?