Vertice Blog

Mermaindcore: Conheça a Tendência do Verão 2024

Se você gosta de saber sobre as tendências de moda feminina que estão começando a surgir e que vão bombar no verão 2024, você precisa saber tudo sobre a tendência Mermaindcore, a estética que vem aos poucos sendo vista nos desfiles das grandes maisons e que em breve estará fervendo nas vitrines das grandes lojas.

Mermaindcore é a tendência de moda inspirada nas sereias e todos os elementos desse universo, como conchas e estrelas do mar, por exemplo. Em 2022, muito já se falava sobre essa tendência no mundo beauty com penteados molhados, acabamento de pele com muito iluminador e sombras cintilantes. Mas, ao decorrer do tempo, a tendência tem se alastrado para as roupas, trazendo elementos muito interessantes que iremos citar ao longo desta matéria.

A moda vai e volta e isto todos nós já sabemos, por isso, vale a pena lembrar que o sereismo já foi hype em outros anos como 2012 e 2015, como na marca Chanel e Burberry. E claro, com a volta dos anos 2000 e 2010, essa estética se faz ainda mais forte, alinhando elementos modernos e retrôs.

Outro motivo pelo qual o Mermaindcore está voltando é o live-action do filme A Pequena Sereia, que será lançado ainda esse ano, em março de 2023. E aqui está um ponto moderno e super cool nessa nova fase do sereismo: a diversidade. Não apenas com Halle Bailey sendo protagonista do filme, mas é fácil perceber que em desfiles onde a estética de sereia é o tema central, o casting de modelos está mais inclusivo.

A maison Bluemarine mostrou em seu desfile na Milano Fashion Week 2023 que a trendy pode parecer leve até mesmo com peças de tecidos pesados, onde apresentou vestidos alongados em jeans, calças com bocas fluidas e muitos outros detalhes, como tops de conchas, tachas aplicadas nas peças que pareciam escamas e outros visuais que misturava tecidos fluidos.

Nos desfiles ready-to-wear 2023 da marca Empório Armani, a estética Mermaindcore brilhou os olhos de quem assistia, mostrando por caimentos fluidos, tecidos cintilantes, detalhes de drapeados quem lembraram guelras e muitos tons marinhos que podemos, sim, nos parecer com sereias em peças elegantes para o trabalho ou para eventos importantes.

Ainda falando sobre desfiles das semanas de moda e resorts de 2023 e 2024, muitos outros designers trouxeram o sereismo de maneira contida, mas que apresentam detalhes suficientes para nos atentarmos no hype em que essa tendência de verão irá nos inspirar. Seja em uma manga bufante com drapeados ou em vestido com babados.

Vestido Curto Babados Azul

Como Usar A Tendência Mermaidcore

Ao contrário do que você pode imaginar no primeiro momento, a tendência Mermaidcore não será sobre vestir-se de forma tão caracterizada como as sereias, embora nos desfiles a produção seja um pouco mais evidente. Para o seu dia a dia, essa tendência também funcionará através de detalhes que te fará parecer com uma sereia contemporânea.

Os tecidos leves como chiffon, gazar e musseline poderão ganhar maior destaque ao longo que está trend cresce e ganha espaço nas ruas, então, invista em blusas, vestidos e camisas com esses tecidos. Inclusive, a transparência desses tecidos são perfeitas para trazer a sensualidade que essa estética ressalta. Os tecidos vazados e telados também fazem parte de mood mermaidcore, em especial os que possuem glitters.

Cropped Babados Verde

Quando o assunto é modelagem, opte por fluidez nas mangas longas e soltas, vestidos e saias com silhuetas justas e que possuem caldas. Nas calças, a modelagem que se assemelha as calças flares são ideais, além das calças wide leg e pantalonas.

Conjunto Midi Plissado Off White

Outra modelagem que já podemos ver em alta desde agora são as assimetrias em vestidos longos, trazendo uma calda lateral, principalmente em vestidos com tecidos de seda.

Os drapeados são essenciais para trazer detalhes às peças, por isso, vale a pena investir em decotes, golas ou mangas drapeadas. Os babados também estarão ainda mais fortes no verão 2024. O diferencial será a aplicação deles de forma mais volumosa ou em lugares diferentes, como no meio da saia.

Vestido Longo Babado Azul

Os detalhes marinhos também estão presentes em estampas e aplicações. Use e abuse das estrelas do mar, cavalo-marinho, conchas, ondas e animais marinhos. Aplicações e acessórios de pérolas pode trazer aquele toque que faltava no visual.