Vertice Blog

História das Listras na Moda

Desde as passarelas da alta costura até as araras das lojas de fast fashion, as listras são um padrão que continua a cativar a imaginação dos amantes da moda em todo o mundo. Embora possam parecer uma escolha de design simples, as listras têm uma história rica e multifacetada que se estende por séculos e atravessa fronteiras culturais. Vamos fazer uma viagem no tempo para explorar a fascinante história das listras na moda.

Origens Antigas

As listras representavam uma relação com a reclusão ou prisão. A grande mudança veio quando Coco Chanel, no século XX, fez uma viagem e observou a marinha, utilizando roupas com tecido azul marinho e camiseta branca listrada.

Isso a inspirou a lançar uma coleção náutica que chegaria a público em 1917.

A Revolução Marítima

No século 19, as listras ganharam
popularidade graças à Revolução Marítima. Os uniformes listrados dos
marinheiros da Marinha Francesa, conhecidos como “marinheiros” ou
“sailors”, tornaram-se emblemáticos.

Mais tarde, começaram a se popularizar e foi adotada por quase todos os grupos. Artistas como Pablo Picasso e Andy Warhol a levaram ao publico masculino.

Hoje, as listras são onipresentes na moda. Elas aparecem em uma variedade de estilos, desde roupas casuais até roupas de alta costura. Marcas famosas, como a italiana Gucci e a francesa Saint Laurent, frequentemente incorporam listras em suas coleções. Além disso, as listras continuam a ser reinventadas, combinadas com outras estampas e exploradas em novas texturas e cores.

As listras na moda não são apenas uma tendência passageira; elas são uma parte intrínseca do guarda-roupa contemporâneo, enraizada em uma história rica e diversificada. À medida que a moda continua a evoluir, podemos esperar que as listras permaneçam como uma constante, sempre prontas para fazer uma declaração de estilo atemporal. Portanto, da próxima vez que você escolher uma peça listrada, lembre-se de que você está vestindo um pedaço da história da moda.