Vertice Blog

Handmade - Tendência Artesanal Está em Alta

Handmade

A tendência mais autêntica do mercado de moda está crescendo e ganhando espaço a cada temporada, são os produtos handmade, ou seja, feitos a mão. Essa tendência artesanal está sendo vista nas passarelas e vitrines nacionais e internacionais, prometendo aquecer os looks do verão 2023.

Desde os desfiles anteriores da São Paulo Fashion Week já estávamos vendo a moda feita à mão em uma crescente nas passarelas nacionais, onde muitos estilistas trouxeram propostas de valorização da cultura brasileira através do que temos de melhor por aqui: a produção artesanal, composta por trabalhos de tricôs, bordados, rendas, linhas e crochês.

Certamente esse modelo de trabalho é super conhecido em terras brasileiras e, não importa a tendência do momento, sabemos que nosso país é rico na mão de obra artesanal e sempre haverá aquele biquíni de crochê sendo vendido nas lojas. Contudo, o que entra em pauta desta vez é a valorização e o orgulho desses materiais ao estarem sendo evidenciadas em um contexto de reconhecimento e pertencimento. Agora, essas peças chegam ao consumidor alinhadas às passarelas, ao mundo e trazem suas origens.

Mas, se você está se perguntando o porquê dessa tendência estar em alta agora, saiba que a pandemia foi um dos fatores principais para colocá-la nos holofotes da moda. 

Durante os dias de quarentena e pouco contato físico, nós precisávamos recorrer às tecnologias para socializar e nos entreter, deixando de lado muitos aspectos naturais de lado, como ir à praia ou passear nos parques. Passados os picos da doença, a vida começou a se normalizar e a busca pelo natural foi consequência, especialmente em países onde a cultura artesanal é forte, como o Brasil.

Como tudo se reflete na moda, o handmade é uma das tendências mais fortes do momento e promete aquecer o verão 2022 e 2023.

Handmade Nas Passarelas Internacionais

Desfiles Internacionais

Durante o desfile da marca Bronx and Banco, durante o Nova York Fashion Week deste ano, a coleção foi completamente tomada por produções feitas à mão com materiais que variavam entre  cordas, macrame, rendas e tules. O mood ficava ainda mais natural com a mescla entre tons terrosos e nude.

Enquanto na Paris Fashion Week, marcas como Eliee Saab, Balmain e Chloé apresentaram vestidos, saias, blusas e conjuntos feitos à mão. Às rendas artesanais trabalhadas em desenhos geométricos e florais trouxeram ao look o estilo romântico em pauta, com o toque que só a semana de moda mais requintada poderia ter.

No Copenhagen Fashion Week o mood natural também não ficou para trás e looks altamente conceituais confeccionados com tecidos de linho, algodão, tramas de palha e tramas de tecido nos acessórios, cordas e muitos tons neutros também representaram a tendência. A marca Holzweiler apresentou looks com muitos acessórios em palha, peças fluídas de fibras naturais e uma cartela sem contraste. Já a Skall Studio brilhou com tantos tecidos de linho, peças rendadas e bordadas que se misturavam com a rigorosa alfaiataria, de uma maneira leve.

Cropped Renda –  Off White

Como Usar A Tendência Handmade

Como usar essa tendência

É possível usar e abusar da tendência de moda handmade até mesmo para os looks de trabalho que pedem um pouco mais de formalidade no dresscode. E nós te contamos as melhores dicas stylist para o visual perfeito.

Para o seu office look, apostar nos pequenos detalhes pode fazer toda a diferença no visual, sem deixar a elegância e formalidade de lado. Invista nas bolsas em tramas de palha com toque sofisticado, sandálias de salto alto com aplicações e cordas ou nos acessórios feitos à mão, tudo isso combinados com uma calça de corte reto, camisas com gola alta e casacos estruturados, trazendo o equilíbrio perfeito.

Sandália Bloco Cordão Cru

Calça Pantalona Com Cinto Preto

Blusa Gola Alta com Detalhe em Renda

Para os momentos casuais, as peças de crochê, tricô, com rendas e bordados artesanais, são mais fáceis de combiná-las, sendo vistas em vestidos, saia, camisas, blusas e cropped tops, sem dúvidas, o mood tropical perfeito para o seu visual.

Outra dica valiosa é investir nos calçados que possuem a proposta de levar informação de moda ao look de maneira simples e confortável, como a Sandália Flat com Tramas Coloridas, com ela você pode se jogar nos looks minimalistas e arrematar com os pés coloridos.

No estilo romântico, as sandálias plataformas com cordas no cabedal ou tramas fazem o match perfeito com vestidos e saias de comprimento midi, especialmente os detalhes de rendas, bordados e aplicações manuais.

Vestido Renda – Pink

Tamanco Mule Tramas Bege

Tramas coloridas

E para você, qual a melhor forma de trazer o handmade para o dia a dia? Aposte na trend do momento e confira nossas melhores apostas no site.