Vertice Blog

Estampa Floral, O Print que Retornou em 2023

A estampa floral sempre foi um dos prints mais clássicos e recorrentes no guarda-roupa feminino. Desta vez, ela ressurgiu nas semanas de moda ainda mais delicada, inovadora e pronta para deixar o cenário fashion ainda mais agradável.

As estampas florais foram muito recorrentes em alguns períodos da história, como o Rococó, onde os longos e volumosos vestidos sempre tinham bordados, aplicações e ilustrações feitas à mão. O movimento Art Nouveau, durante o século XVIII, também disseminou as flores não apenas nas obras, como também nos vestidos das mulheres da época. Atualmente, os florais são queridos por grande parte das mulheres, até mesmo as que estão off das maiores tendências de moda.

Estampa Floral Nas Semanas de Moda

Nas semanas de moda dos anos anteriores, os florais já haviam aparecido com muita frequência nos desfiles e mostrado suas diversas formas de serem aplicados. Mas este ano eles estiveram ainda mais presentes, sendo aplicados, bordados, modeladas e estampados.

A marca Carolina Herrera apresentou durante o NYFW vestidos, trench coat e saias com florais pequenos e delicados em algumas peças, florais com fundo preto em outras e até mesmo botões de flores aplicados em tamanho maximalista nas peças.

A grife inglesa Erdem também apresentou muitos prints florais maximalistas em vestidos longos, com saias rodadas e muito elegantes, todos com um mood renascentista. Enquanto Simone Rocha levou o floral melancólico através de prints e rendas.

Quais São os Tipos de Estampas Florais?

No universo floral existe uma variedade de modelos, tamanhos, formas e desenho. As estampas coloridas e delicadas são as favoritas nas vitrines e looks do dia, enquanto nas semanas de moda os prints maximalistas e abstratos ganham maiores destaques.

Estampa Floral Clássica:

O floral clássico consiste em uma base neutra e ilustrações de flores em tamanhos médios e pequenos. Normalmente são vistos em peças com caimentos românticos e as ilustrações são de rosas, lírios, hibiscos ou lavandas.

Estampa Floral Liberty:

O floral liberty traz à imagem um aspecto vintage, já que são sempre feitas em tons pastéis, opacos e sem tanto contraste. Além disso, são pequenas e não possuem muitos espaços entre si.

Estampa Floral Tropical:

Como seu próprio nome já diz, a estampa floral tropical traz além dos florais outros elementos que compõem a estética do verão, como folhas, animais e cores quentes. São sempre muito coloridas e podem variar de tamanho.

Camisa Feminina Manga Curta – Floral

Estampa Maxi Floral:

Os florais maximalistas são grandes, robustos e chamativos. Normalmente são encontrados em vestidos e saias longas ou peças com modelagem amplas.

Vestido Feminino Wrap Dress Collab – Floral

Estampa Floral Gráfica:

Esse modelo segue a linha estilizada com aspecto de ilustração, nada parecido com as que citamos acima, já que seu intuito é não parecer real. Esse modelo tem sido muito visto nas tendências jovens, como o Y2K.

Estampa Floral Abstrato:

Criativos, as estampas abstratas florais têm formas, cores e ilustrações com traços livres e também podem não possuir o fiel aspecto das flores.

Uma curiosidade sobre os florais é que eles podem também intercalar entre si, ou seja, uma estampa pode ser maximalista e gráfica, por exemplo.

Como Usar Estampa Floral?

Existem muitos modelos de estampas florais, assim, elas podem se encaixar em muitos estilos e ocasiões.

Se você é uma mulher moderna e urbana, pode investir nas estampas gráficas e maximalistas, além de escolher uma cartela de cores sóbrias para compor o look, como o preto, azul-marinho, cinza e branco. Já para as mais românticas, todas as estampas se adaptam a esse estilo, logo, é só ficar de olho com os excessos e brincar com as cores e modelagem para manter o equilíbrio.

Top Cropped Feminino Alça Fina Collab – Floral

Regata Feminina Com Babado – Floral

No office look, as estampas também são muito bem-vindas, especialmente se você investir em um blazer, calça de alfaiataria ou em um calçado tradicional, como os scarpins e loafers, para não deixar o visual tão delicado e perder a seriedade. Mas, se seu dress code permitir, que tal um vestido floral para trazer a casualidade, mesmo em dias de trabalho?

Vestido Crepe com Babado Floral

Na hora de compor um look maxi estampado com florais, vale a pena ficar de olho no tamanho dos prints, evitando tamanhos muito grandes em locais que você não quer chamar a atenção, já que elas podem evidenciar.

Para o day off, as peças únicas são a opção perfeita para dar match com os florais. Nos dias quentes, sem dúvidas as estampas tropicais vão te fazer brilhar, enquanto nos dias mais frios, as estampas liberty combinam perfeitamente com uma botinha de cano médio.

Vestido Midi Feminino Manga Bufante – Floral

Os prints florais femininos também podem ser encontrados nos calçados, bolsas, lenços, echarpes e acessórios, sendo ideal para as minimalistas que preferem estampar pequenos detalhes do look.

Rasteira Flat Feminina Palha Floral – Caramelo

Agora queremos saber, qual sua estampa floral favorita para o verão 2023?