Vertice Blog

Alfaiataria Utilitária

A alfaiataria sempre foi um pilar muito importante ao longo da história da moda. As peças que já foram sinônimo de formalidade, hoje estão ganhando um novo design e novas formas de usá-las e a tendência de alfaiataria utilitária é consequência de uma dessas transformações e vamos te contar tudinho sobre.

A técnica da alfaiataria surgiu no final da Idade Média sendo usada apenas por homens de alto escalão da época e passou a ser usada por mulheres na metade do século XIX, durante a Revolução Francesa, onde se vestia casaco com modelagem basque e saia com caimento reto e de comprimento longo, normalmente essas peças eram confeccionadas em tecido estruturados, secos e tweed.

Outros três fatos históricos super importantes referente a alfaiataria são: em 1920, Coco Chanel cria seus tailleurs com o mesmo shape das peças masculinas trazendo ainda mais essa modelagem para o guarda-roupa feminino. Em 1947, época da Segunda Guerra, outro acontecimento marcante: Dior cria o New Look, trazendo a silhueta marcada e caimentos retos, um visual revolucionário. Enquanto em 1960, o francês Yves Saint Laurent cria o smoking feminino.

Mas de fato, foi durante a Segunda Guerra Mundial e no pós-guerra que a alfaiataria feminina ganhou força. Para contextualizar ainda mais sobre a criação do New Look por Christian Dior, além do fato histórico de mulheres tomarem novas posições sociais ao entrar no mercado de trabalho e suas roupas precisarem ser adaptadas para esse novo cotidiano, a crise na indústria têxtil assolou os países com falta de matéria-prima e as peças de caimento reto eram mais fáceis de serem fabricadas, logo, as peças passaram oficialmente a fazer parte no dia a dia de muitas mulheres.

Nos anos 80, a utilização de blazers, calças sociais e tailleurs eram mais que tendência. As linhas retas e cheias de autoridades eram usadas para transmitir uma imagem profissional e de igualdade por mulheres em seus ambientes de trabalho. O filme Working Girl,1988 mostra muito bem essa questão.

Atualmente,  ela passou a ser usada de forma casual e para ocasiões descontraídas, é só investir em uma calça de alfaiataria estampada, com um top cropped em tons neutros, um blazer colorido e um tênis. – get the look!

Calça Feminina Slim Alfaiataria Collab

Blazer Feminino Alongado Alfaiataria Collab

Tênis Slip On Elastano Flatform Branco

Tendência Alfaiataria Utilitária

A tendência de alfaiataria utilitária vem se aquecendo há um tempo entre desfiles, campanhas e vitrines. No SPFW N48, em 2019, um desfile de Gloria Coelho nos mostrou cortes retos, tecidos estruturados, lapelas e golas que são características da alfaiataria tradicional mas também new designs como bolsos de diversos tamanhos, recortes como detalhes, zíperes e sobreposições, características do utilitarismo.

O utilitarismo nada mais é do que peças que carregam o valor de serem úteis, estes valores são bolsos,  zíperes, botões, cintos ou faixas de amarração e até mesmo shapes em oversized, agregando praticidade à peça.

Blazer Feminino Comfy

Blazer Feminino Amarração

Enquanto no desfile do SPFW N53, que aconteceu entre os dias 31 de Maio e 4 de Junho, a marca Anacê, das estilistas Clara Watanabe e Cecília Grossmann, trabalharam com muita alfaiataria, inclusive utilitária, em vestidos, calças, blazer e sobretudos, já que este é forte da marca.

Neriage e João Pimenta também entregaram os shapes autoritários da alfaiataria. Enquanto Neriage se jogou nos blazers oversized que iam do branco a peças estampadas e criativas. João Pimenta trouxe o funeral em um desfile all black com muita alfaiataria utilitária através de  enormes bolsos, maxi lapelas e zíperes. Um verdadeiro contraste com a mesma tendência.

Outros desfiles como A La Garçonne de Alexandre Herchcovitch e Misci também fizeram suas coleções repletas de alfaiatarias.

Os Tecidos da Alfaiataria

Agora que você já sabe a história e mostramos que a alfaiataria está novamente vindo com tudo, vale a pena você entender os tecidos que compõem a arte do alfaiate.

Os tecidos mais utilizados na alfaiataria feminina são: o crepe alfaiataria, ideal para peças de inverno por ter uma grossa espessura; o linho para peças rústicas de verão; a lã fria que possui isolamento térmico e também é ideal para os dias quentes; o gabardine, inventado por Thomas Burberry e ideal para a alfaiataria utilitária e o clássico tecido de oxford, também utilizado em camisarias.

Já o tecido de tweed, o queridinho dos taiullers de Coco Chanel, também podem ser inseridos nesta lista. A atriz e apresentadora Karina Bacchi nos mostrou perfeitamente utilizando nosso Casaco Twed Lavanda.