Vertice Blog

Como usar a Calça Pantalona

Ela é confortável, versátil e se tornou uma peça atemporal; estamos falando da calça pantalona. A peça de modelagem estreita na cintura que desce ampliando o shape até a barra e que agora pode ser oficialmente considerada um must have no seu guarda-roupa.

A calça pantalona é mais antiga do que você pode imaginar. Ao contrário do que muitos pensam, ela não surgiu nos anos 70 mas sim por volta do século XIX, onde o exército marítimo pasou a confeccioná-las e inseri-las em seus uniformes, por serem mais confortáveis e fáceis de usar. O contexto social desta época não permitia que mulheres usassem a peça.

Mas foi no século XX que Coco Chanel, durante sua breve estadia na Normandia, uma região localizada no noroeste da França e conhecida por suas belas paisagens e praias, que a estilista ao se encantar com os uniformes marítimos resolveu transcender a moda feminina e se inspirar para suas criações, desenvolvendo uma calça preta, larga e confortável.

Calça Feminina Pantalona Preto

Inicialmente, a peça foi desenvolvida para seu uso pessoal e aos poucos foi sendo incorporada em suas coleções, mesmo ainda sendo polêmico o uso de calças em mulheres, embora não fosse mais um ato proibido.

Ao passar dos anos as calças femininas foram ganhando ainda mais espaço juntamente com alguns movimentos historicamente marcantes como a Segunda Guerra Mundial e os movimentos feministas.

Foi então que Elsa Schiaparelli lançou em 1939 o Conjunto Abrigo, que possuía uma calça super ampla e possibilitava a fácil locomoção, já que nesta época mulheres passaram a trabalhar para sustentar suas famílias enquanto seus maridos,  pais e filhos estavam em combate. Além disso, a peça se tornou um símbolo da luta a favor dos direitos de liberdade das mulheres.

Durante o final dos anos 1960 e começo dos anos 1970 a calça ainda era uma forte aliada nas lutas feministas e movimentos hippies, inclusive, as pantalonas jeans, bem semelhante às que são tendências hoje.

Calça Jeans Pantalona

Calça Jeans Feminina Ampla

Trazendo as pantalonas para a atualidade, nos desfiles de verão de 2016 o modelo ressurgiu com muita força e era visível nas produções das blogueiras de moda e nos figurinos da TV, como no caso do VMA 2016 onde a cantora Ariana Grande fez sucesso com um look all black composto por uma pantalona preta com corte de alfaiataria, como a nossa  Calça Pantalona Alfaiataria Preta que temos na Vertice.

Mas foi em 2017, que a peça despontou após o desfile de verão do SPFW N41, sendo muito bem representadas nos desfiles de Lilly Sarti, Ratier, A.Brands, Amabilis e Reinaldo Lourenço, todos trazendo uma modelagem ampla em tecidos diversos.

Em 2018 a peça já estava batizada por grandes influenciadoras de moda e looks do dia com a peça era marca registrada das grandes fashion bloggers, como Thássia Naves e Camila Coelho.

A Calça Pantalona Se Tornou Atemporal

Ao longo de toda a história vimos que a calça pantalona passou por grandes transformações, foi forte símbolo de causas importantes, ganhou novos tecidos e utilidades, mas continuou firme em seu intuito como indumentária: ser uma peça que traz conforto devido seu caimento. E, justamente por sua versatilidade, a peça pode ser considerada um item atemporal, ou seja, não sai de moda. 

Sabendo escolher o tecido, cor e detalhes, a peça pode transitar por diversas ocasiões, da elegância à casualidade.

Para um visual mais casual, a Calça Pantalona com Listra Lateral Verde é tudo o que você precisa para um passeio no shopping à tarde após um almoço com a família.

Mas se você quer passar elegância e muita delicadeza, a calça pantalona em cores claras como a Calça Pantalona Feminina com Cinto – Rosé é perfeita.

O poder que elas trazem não fica apenas em sua história. Saiba que por ser uma peça de comprimento alongado, ela tende a trazer a imagem de poder por conta das suas linhas retas. Além disso, é ideal para valorizar a parte inferior e alongar a silhueta.

A Calça Pantalona no SPFW N53

Para fecharmos com hot news, durante a semana do dia 31 de Maio ao dia 4 de Junho aconteceu o SPFW e conseguimos identificar as calças pantalonas em alguns desfiles.

A marca Misci apostou nas calças larguinhas e, inclusive, a cantora Duda Beat desfilou usando um dos modelos vermelhos com recorte em alfaiataria, total hot!

Enquanto a marca Neriage trouxe diversas modelagens de calças amplas em tecidos fluidos, cores neutras destacando-se o branco e o off white. Até mesmo alguns macacões possuíam o caimento pantalona.

O que podemos concluir depois de tanta história e tantas referências é que a pantalona pode ser uma peça curinga nas suas produções. A dica valiosa do dia é investir em modelos simplistas e que vão com tudo, assim, você otimiza essa peça tão versátil.

Calça Pantalona Feminina com Cinto – Preto

Calça Pantalona Alfaiataria Cós Elástico Areia