Vertice Blog

Cetim Texturizado - Como Usar Essa Tendência

O cetim é uma das principais tendências no quesito tecidos de 2023 e há uma infinidade de modelos no mercado têxtil, dos lisos aos encorpados. Mas neste post, falaremos especificamente sobre o cetim texturizado e como usa essa tendência em todos os momentos do seu dia. It’s possible!

A Tendência Cetim

Sendo uma das principais tendências de 2023, o cetim começou a aparecer nas passarelas da temporada passada e está sendo um dos grandes destaques da semana de moda de inverno 2023 e 2024. A marca de luxo Loewe, por exemplo, recentemente foi protagonista em mostrar a versatilidade e elegância do tecido entre vestidos longos e capas, de uma forma minimalista e com tons sóbrios.

Com o caimento amanteigado e leve, os tecidos de cetim no geral possuem um toque macio e gelado. Quando o acabamento do tecido é texturizado, ele possui um leve relevo feito por desenhos trabalhados no material, sendo o favorito para as fashionistas brasileiras que adoram estampar florais e muita natureza para combinar com o clima tropical do país.

Como Usar Cetim Texturizado

O cetim traz um aspecto elegante para qualquer look e quando ele possui texturas permite que essa impressão seja concretizada, mas, o que talvez você não saiba, é que ele não é apenas um tecido para ser usado em vestidos da noite e produções de gala. Você pode usar o cetim texturizado em diversas ocasiões, inclusive no dia a dia.

O cetim pode se tornar a peça-chave da sua produção de moda casual e para os looks diurnos. Por isso a dica é apostar em peças que tragam na modelagem e nas cores essa sensação de casualidade, como as modelagens em tops, croppeds e peças com shape despojados.

Para trazer ainda mais equilíbrio entre a elegância do cetim texturizado e o mood casual que você deseja expressar, invista na contraposição com tecidos que quebram o aspecto elegante, como o jeans.

Top Sutiã Cetim Preto

Calça Jeans Pantalona Feminina

Trazer mais peso para o seu look casual também pode ser fácil quando investimos em tênis modernos, botas fashionistas e bolsas que são tendências, tirando o cetim do campo elegante e trazendo para universos de estilos casuais, básicos, modernos ou urbanos.

Tênis Jogging Esportivo Grafite

Bota Cano Médio Recorte 

As cores também podem ser aliadas se você quer um look que tenha algo a mais do que ser apenas elegante com o tecido de cetim texturizado. Quando você decide que um look em tons vivos pode ser high fashion, ele será. Por que não apostar em um visual monocromático em cetim texturizado? Nós amamos!

Blazer Cetim Corte Alfaiataria Azul

Calça Pantalona Cetim Bolsos Azul

Para os looks onde a elegância é a chave, sem dúvidas os tecidos de corte reto e tons sóbrios como o preto, branco, cinza, azul-marinho e tons de nude fazem esse papel sem precisar de muito esforço, então, se jogue em uma calça de pantalona ou um blazer legal. O melhor de tudo é que quando o look tem tecidos texturizados e trabalhos, a elegância eleva o nível da produção para algo ainda mais in fashion e interessante.

Blazer Cetim Corte Alfaiataria Preto

Calça Pantalona Cetim Bolsos Nude

No office look, talvez você não queira um look over, por isso vale a pena apostar em uma calça pantalona de cetim texturizado e uma camiseta básica de algodão, novamente trabalhando o equilíbrio entre texturas e caimentos. Nos pés, o salto bloco e o mocassim são ótimas opções para ambientes corporativos.

Calça Pantalona Cetim Bolsos Preto

O tecido de cetim texturizado também pode ser uma ótima opção para os momentos em que você não sabe o que vestir para um jantar romântico ou um passeio com as amigas, mas quer estar deslumbrante. Opte por texturas divertidas, leves e que combine com seu estilo. Nós indicamos as florais para as mais românticas e os poás para as mais discretas.

Shorts Cetim Cargo Azul

Vestido Cetim Alças Laço Coral

Depois dessas dicas, ficou óbvio que o cetim texturizado, atualmente, é democrático e pode ser misturado com outros tecidos e estilos para se tornar cada vez mais perto do seu estilo pessoal, além disso, sempre será uma opção fácil para quem quer usar e abusar da elegância.

Agora nos conte, qual sua forma favorita de usar peças de cetim?