Após muitos desfiles apresentados tanto fisicamente quanto digitalmente nas últimas temporadas, chegou a hora de organizar tudo o que vimos e listá-los para você ficar in fashion com as 11 tendências de moda que vão reinar em 2022 e 2023.
De modo geral, as pesquisas mostram que a macrotendência de Body Exposure, ou seja, Corpos À Mostra só tendem a ganhar força nas próximas temporadas com os temas Unveiled Body, Cut-Out e Transparências.
Já modelagens clássicas como a alfaiataria prometem ganhar um ar repaginado para se manterem atualizadas no cenário do streetwear.
A cor rosa que já havíamos comentado em postagens anteriores promete permanecer em alta, mas outras cores como o branco e o amarelo já aparecem para nos dar mais opções durante nossas produções.
Mas a lista é grande e contamos tudinho o que analisamos para você abaixo!
Durante o desfile da São Paulo Fashion Week N53, que aconteceu nos dias 31 de maio a 4 de junho, vimos de uma forma geral a arte se sobressair, especialmente a cultura manual.
Peças feitas de crochê foram grandes destaques nos desfiles da marca Ponto Firme, que se utilizou de designs assimétricos e inovadores para abordar o tema. Enquanto a marca Ateliê Mão de Mãe seguiu uma linha de modelagens clássicas nos crochês.
A arte também esteve presente nas estampas. Com cores vibrantes nos mais variados traços e desenhos, as estampas nos desfiles de Naya Violeta chamaram a atenção. A marca Misci também mostrou arte em estampa com um print imitando patchwork.
Enquanto o desfile de Louis Vuitton para o Verão 2023, trouxe jaquetas de couro com aplicação de flores em crochê, com muita cor e delicadeza em meio a pegada street.
Outra tendência da moda que irá estar apostas em 2022 e 2023 é a alfaiataria clássica e a alfaiataria repaginada. Marcas como A Lá Garçonne e Anacê trouxeram shapes desestruturados e com muitos recortes. Na semana de moda internacional esses shapes vieram com força com a temática School Girl apresentadas pela Miu Miu e Gucci.
Enquanto a alfaiataria tradicional permanecerá intacta, assim como observamos no desfile de Rocio Canvas, com blazers oversized, bermudas com shape reto e comprimento nos joelhos e camisas brancas.
Durante os desfiles das semanas de moda em Nova York, Paris e Milão, as marcas Bottega Veneta e Prada surpreenderam trazendo as peças básicas em meio a tantas tendências femininas ousadas, em especial a clássica regata branca feminina. Sem dúvidas, a influência veio diretamente dos anos 90 e comecinho dos anos 2000.
Como citamos acima, a regata branca fez sucesso nas semanas de moda lá fora. Além disso, desfiles das marcas Craig Green para o Verão 2023, Neriage na SPFW N53 mostraram que o look all white será a produção must have.
Como citamos na introdução desta postagem, os anos 2000 é a febre do momento, em especial para a geração Z., mas marcas como Apartamento 03 e Misci apresentaram os looks de forma clássica, moderna e muito madura. Já pensou em ter um recorte cut-out em um blazer? Ou um recorte em um macaquinho de forma estratégica? É sobre isso que estamos falando!
Mais uma vez os drapeados e babados apareceram nas semanas de moda nacional e internacional. Por aqui, as marcas Lino Villaventura e Meninos Rei entregaram babados e muitas camadas. Enquanto no desfile de Philosophy di Lorenzo Serafini apostaram em um formato contido e com temática dos anos 20.
Ainda nessa temática, as franjas entregaram tudo no desfile de Giorgio Armani, com muita elegância e sofisticação, enquanto aqui no Brasil, Walerio Araújo mostrou brasilidades com franjas volumosas e coloridas
Durante os desfiles internacionais alguns temas como: Motociclistas, Dominadoras e Punk trouxeram materiais como o couro, lástex e vinil para as passarelas.
Esses tecidos já haviam sido analisados quando comentamos sobre o Met Gala 2022, onde as irmãs e modelos Bella Hadid e Gigi Hadid dominaram o Red Carpet com suas produções.
A dica é: fique de olho porque as peças em couro ecológico vão estar em alta!
Fazia um tempo que o brilho não era considerado tão cool nas semanas de moda. O estilista Weider Silverio e o estilista Isaac Silva nos mostraram como se faz, durante o SPFW N53. Lá fora, essa trend aparece com o nome de Sparkling, então já podemos ficar de olho nessa hot trend.
A cor rosa ganhou novas características durante os Red Carpet de 2022. O que antes trazia apenas a imagem de delicadeza e acolhimento agora traz, sobretudo, a imagem de força e determinação.
Durante o festival de Cannes 2022, Marina Ruy Barbosa nos mostrou isso com sua luva pink poderosa.
Também podemos considerar essa tendência parte do primeiro tópico que destacamos acima como arte manual, já que as rendas e bordados apresentados durante o São Paulo Fashion Week neste ano de 2022 nos remeteu a isso.
A marca Martha Medeiros entregou rendas pretas e brancas com bordados feitos por rendeiras alagoanas. Enquanto a marca Chanel se manteve clássica com rendas em vestidos longos e transparentes.
O shape oversized vem ganhando espaço tanto na moda streewear quanto nas passarelas tradicionais em desfiles de inverno de 2023. A marca Chanel apostou em casacos extra grandes sem perder a feminilidade, enquanto na moda de rua, a temática skateboarding vem ganhando espaço e o shape de modelagens largas só cresce.
E para fechar nossas análises, entre tantas cores, algumas peças e detalhes em amarelo durante os desfiles da Hermès e Casablanca para o Verão 2023 realizados no dia 25 de junho, nos chamou a atenção e, sem dúvidas, prometem ganhar evidência nas próximas semanas. Que tal começar investindo nos acessórios e calçados amarelos?
Agora que sua listinha de tendências foi atualizada, é hora de atualizar o guarda-roupa!
Ⓒ 2022 – Vertice Atacado de Moda feminina LTDA. Todos os direitos reservados.