Vertice Blog

A volta das Sapatilhas em 2022

As sapatilhas voltaram aos holofotes no cenário fashion e prometem ganhar proporções ainda maiores, principalmente quando falamos sobre as tendências de moda para 2023. Elas que estavam escondidas e até foram chamadas de cringe pela geração Z, hoje estão nos maiores desfiles, usadas pelas maiores trendsetters do momento.

A História das Sapatilhas

A história das sapatilhas no contexto da moda começou no ano de 1600, em uma época renascentista, onde a corte as usava também para indicar o tamanho de suas riquezas através da ponta do calçado, ou seja, quanto mais pontuda eram as sapatilhas, maior era a riqueza de quem as usava. Inclusive, as flats faziam parte do guarda-roupa masculino também. 

Até que a rainha da França, Catarina de Médici, lançou a trend dos saltos em seu casamento, deixando-as de lado e cortando toda a ligação das sapatilhas com a nobreza.

Nas danças, as sapatilhas são muito comuns, mas nem sempre foi assim. No início, as bailarinas dançavam com sapatos de salto alto, até que Marie Camargo, uma grande dançarina da época, usou pela primeira vez as flats em sua apresentação, feitas pelo sapateiro Salvatore Capezio especialmente para ela. Já em 1947, Rose Repetto, fez mudanças significativas, deixando-as ainda mais comfy e tornando-as um grande desejo do público geral de Paris.

A estilista Claire Mccarddell vendo a ascensão das sapatilhas de ballet, se inspirou nelas para fazer uma coleção completa que, depois de alguns meses, foi parar na capa da Nova York Vogue Magazine. Logo após, atrizes como Brigitte Bardot e Audrey Hepburn começaram a usá-las.

Audrey, uma grande fashionista que segue sendo inspiração para a moda até hoje, usou as sapatilhas femininas no icônico filme Breakfast At Tiffany’s, mas também adorava usar sapatilhas básicas pretas com calça cigarrete ou pantacourt e blusa de modelagem justa, influenciando as europeias até hoje.

Calça Pantacourt Fluida Preto

A Volta Das Sapatilhas

Mas se sua dúvida é como as sapatilhas ganharam os holofotes na moda novamente, nós podemos te esclarecer que metade do impulsionamento foi do nosso querido gerador de trends; Tik Tok.

Sapatilha Bico Quadrado Tacha Branco

De certa forma, há um tempo as sapatilhas já estavam querendo retornar para os looks das fashion icons, desde os desfiles de Fall Winter 2022 e a volta dos anos de 2000 e 2010. Mas, a trend BalletCore no Tik Tok influenciou para que esse movimento acontecesse. Dentro desta tendência no aplicativo, os looks inspirados no ballet envolvia muitos looks com tutus, sapatilhas de ballet, collants e penteados.

Durante a Paris Fashion Week 2023, o streetstyle também foi dominado por elas, onde muitas fashionistas usaram a it piece do momento não apenas nas ruas, mas também para assistir aos desfiles da Miu Miu.

Sapatilha Feminina De Bico Folha Matelassê

O mais interessante é que as sapatilhas foram hype em 2016 e it girls como Alexa Chung as usavam com tudo, assim como o estilo parisiense foi destaque. Atualmente, as sapatilhas retornaram repaginadas e com novas propostas, como o uso de texturas e sobreposições.

Algumas marcas famosas que estão apostando forte nesta volta foram a marca Miu Miu, que já havia feito a febre das sapatilhas em 2016 e hoje retorna com a mesma proposta, mas com um toque rocker em aplicações de ilhós. Balenciaga, a grife mais desconstruída atualmente, também aposta no calçado com um toque surrado e a grife Maison Margiela, que surge com a sapatilha Tabi, a famosa “sapatilha pata”.

Como Usar Sapatilhas

As sapatilhas por si só possuem um toque feminino e romântico, e já podemos esperar que essa será uma grande aposta para as estéticas da moda em 2023. Mas, assim como tudo na moda, você consegue adaptar as tendências para o seu estilo, basta usar os truques de stylist ideal.

As meias sem dúvidas são uma forma de trazer informação de moda para o look e brincar com as texturas, por isso, na Europa, as it girls estão amando usá-las com meias grossas em sobreposições e camadas. Já aqui no Brasil, com o clima tropical que temos, uma grande opção é investir em meias finas pequenas e de cores claras.

Para deixar os flats shoes em evidência, mas trazer um toque mais street, vale a pena incorporar as meias pretas, sapatilhas com detalhes pesados como os ilhós. Para um glam look, as sapatilhas com detalhes de brilho caem muito bem. Dentro desses moods, aposte em peças que são tendências como os corsets, croppeds, muscle tees, calça cargo, jeans lavados e conjuntos.

Top Cropped Alça Azul

No office look ou para uma produção de moda básica, não existe erro ao combinar jaquetas, calças de corte reto e uma sapatilha, sem dúvidas esse é o mood essencial para as brasileiras que amam as sapatilhas. Além de ser uma composição muito comum no dia a dia também das parisienses.

Calça Jeans Pantalona Feminina

Jaqueta Jeans Amarração

Usar um vestido de tom neutro, com um blazer sobreposto e sapatilhas é o caminho para trazer feminilidade e empoderamento no look do trabalho.

Vestido Tubinho Areia

Mas para você que possui o estilo romântico na sua personalidade, se joga nas sapatilhas com vestidos e saias de comprimento midi e longos, mangas bufantes, babados, soft cores e cinturas marcadas.

Vestido Longo Feminino Transpassado

Saia Feminina Midi com Botões Nude

As sapatilhas voltam e podem ser combinadas de muitas maneiras e para muitos estilos, qual é o seu favorito?