Vertice Blog

A História da Rainha Elizabeth II Com a Moda

No dia 8 de setembro de 2022 nossa amável Rainha Elizabeth II nos deixou aos 96 anos. Dona de 70 anos de reinado, a Rainha Elizabeth II sempre foi vista para além dos cuidados monárquicos, ela também marcou a história da moda com suas composições inesquecíveis e muito bem pensadas.

Sempre vista com longos casacos, vestidos midis, cores vibrantes, monocromia, acessórios de cabeça, joias e broches, esses eram os principais elementos que faziam parte da assinatura de estilo da monarca nos últimos longos anos. Mas nem sempre seu estilo pessoal foi assim.

Voltando na linha do tempo para o ano de 1953, quando a Rainha Elizabeth II assumiu o trono, precedente a rainha Vitória, temos a rainha com um estilo um pouco diferente do que dos últimos tempos, onde suas composições tinham menos cor e eram voltadas para os longos vestidos

No ano de sua coroação, Elizabeth II vestia um longo vestido feito pelo designer britânico Norman Hartnell, em tons neutros e muitos pontos de ouro. O manto também tinha tons neutros entre preto, cinza e dourado. Em outras ocasiões, ela estava sempre com vestidos longos que mesclavam entre tecidos ultra pesados ou tecidos leves e as cores sempre entre tons neutros, verde e azul.

Vestido Manga Curta Rodada – Azul

As cores começaram a ficar cada vez mais vibrantes a partir dos anos 70. Em sua visita de Estado ao México em 1975, ela usou um vestido amarelo de poás e um chapéu combinando. Durante a mesma visita também usou um vestido midi com estampas floridas.

Em 1977, a monarca apareceu com um amarelo cítrico longo para um banquete, super fashionista e que alongou a silhueta da monarca.

Sempre muito bem vestida, ela passou a ousar cada vez mais nas cores e sempre criando pontos de cores em seu visual, como veremos a seguir.

Rainha Elizabeth II e a Monocromia

E não precisamos nem falar que uma das suas assinaturas de estilo era a monocromia. A rainha amava combinar a cor do casaco com os vestidos e acessórios, dos chapéus aos seus sapatos e bolsas.

Durante o casamento de seu filho Charles e Lady Diana, usou um vestido e um chapéu em tons de azul-claro, até a bolsa tinha os mesmos tons. Já no casamento do príncipe William e Kate Middleton na Abadia de Westminster, ela usou um vestido amarelo pastel que combinava com seu chapéu.

Para o casamento do príncipe Harry e Meghan Markle, usou um casaco verde e um chapéu também combinando, mas o grande destaque foi que as plumas roxas do chapéu ornavam com a estampa de seu vestido por baixo do casaco, totalmente moderna e criativa.

Para mostrar ainda mais que a rainha levava os looks monocromáticos a sério, durante sua visita ao Templo Dourado de Amritsar na Índia, em 1997, ela estava usando um vestido laranja combinando com seu chapéu e também com as flores que carregava.

As cores, além de fazer parte de seu estilo, também serviam para comunicação e destaque durante a multidão para que as pessoas pudessem vê-la, segundo Rhys-Jones, a nora da rainha.

Além disso, em muitas de suas produções a rainha escolhia as cores de seus looks conforme as estações do ano, apostando em tons neutros durante o outono, cores mais intensas no inverno, cores vibrantes e alegres durante a primavera e o verão.

Curiosidades sobre o Estilo da Rainha Elizabeth II

Depois que falamos tudo sobre o estilo da rainha, algumas curiosidades sobre seu estilo começaram a surgir e valem a pena serem compartilhadas.

A primeira delas é que Elizabeth II só usava tecidos que não amassavam, deste modo, antes de seus looks serem confeccionados ela gostava de analisar os tecidos amassando-os com as mãos. Sem dúvidas esta era uma técnica para que ela estivesse sempre elegante, sem que os tecidos causasse a dor de cabeça de ter seus looks amassados ao decorrer do evento e passar a imagem errada.

Uma curiosidade que vale a pena se inspirar, é que ao contrário do que muitos pensam, a rainha repetia suas roupas em outras ocasiões sem nenhum problema, fazendo apenas alguns ajustes para combinar a peça com as ocasiões que ela a usaria novamente.  Viu só, repetir roupas é cool!

Outra curiosidade é o fato da rainha sempre alinhar moda e política em seus looks, como nas vezes em que usou bordados com símbolos que remetiam aos países em que visitou. Em 2010, em sua visita ao Canadá, seu vestido continha as folhas de bordo que remetem ao país e, em 2011, usou uma peça com estampa de trevos para homenagear Dublim.

Ao todo, a equipe de estilo de Elizabeth II tinha cerca de nove pessoas, uma responsável apenas pelo cuidado de seus chapéus.

E você, já sabia dessa aliança entre a Rainha Elizabeth II com a moda?