A moda futurista ganhou os holofotes nas últimas temporadas, trazendo de volta as passarelas peças que nos fazem mergulhar entre um futuro distópico e o retrofuturismo dos anos 60, essa grande mistura de tendências, estéticas e analogias trouxe o retorno da moda futurista para além das passarelas, chegando a GenZ, sobrepondo mais informações da atualidade com um mix de Y2K.
Antes de falarmos desse retorno da moda futurista, precisamos entender o auge dessa tendência lá nos anos 60, com estilistas como André Courrèges, Pierre Cardin e Paco Rabanne como grandes pioneiros, só assim conseguiremos entender o termo retrofuturismo.
André Courrèges, um dos grandes precursores desta estética, era engenheiro civil com grande paixão por tecnologia e ficou conhecido como a era Space Age da moda, lançando os icônicos óculos de sol espacial e as famosas botas Go-go, trazendo o estilo Moon Girl para os holofotes da época.
Além de Courréges, Paco Rabanne também foi um grande nome para a moda futurista dos anos 60, sempre se utilizando de materiais inusitados em suas coleções, como, metais, plásticos e papéis. – O designer era também chamado de metalúrgico da moda, justamente por suas escolhas e criações.
A moda dos anos 60 idealizava o futuro, trazendo em suas coleções materiais autênticos que revolucionaram o mercado da moda, assim como criou direções criativas que faziam alusões ao que seria o futuro. Carros voadores? Roupas tecnológicas? Tudo isso criou um imaginário coletivo do que seria a moda futurista nos anos 60.
Quando falamos em retrofuturismo, estamos unindo a moda futurista dos anos 60, que para nós, atualmente, se tornou retrô, como a moda de visão atual do futuro.
Assim como na década de 60, os designers dessa geração estão olhando para o futuro tentando adivinhar o que será dele. Com isso, criações super espetaculares tem se tornado cada vez mais comuns nas semanas de moda, seja para viralizar no tik tok ou para trazer o futuro aos amantes de moda.
Você se lembra de Bella Hadid, no último desfile da Coperni, com seu vestido sendo criado em tempo real por cientistas através de sprays e muita tecnologia? E do desfile de Kunihiko Morinaga, com sua marca ANREALAGE, transformando looks brancos em looks estampados e autênticos, tudo ao vivo?
Por onde olhamos, há um estilista nas últimas temporadas consagrando moda e tecnologia, seja por raios UV ou modelagens em 3D, facilitando criações e elaborando novos materiais que podem ou não revolucionar a indústria têxtil mundial.
E se podemos aprofundar um pouquinho mais saindo da atmosfera dos desfiles e indo para a telinha dos celulares e do consumo da nova geração, também podemos perceber que a curiosidade pelo que seria o universo hi-tech e subversivo só cresce.
Nas últimas semanas, a hashtag #cybercore gerou mais de 70 milhões de visualizações no TikTok e tudo isso tem se refletido nos looks da GenZ, mergulhados em elementos que unem uma estética sci-fi, cyberpunk e um mundo pós-apocalíptico com a estética conhecida como Avant Apocalypse, que nada mais é do que o grunge combinado com formas vanguardistas desconstruídas. Quer ter mais clareza sobre? É só olhar as últimas coleções de Rick Owens e Maison Margiela.
Você não precisa ter um look da ANREALAGE para estar por dentro da tendência, basta incorporar alguns elementos para que a moda futurista da nova geração te abrace.
Uma das formas mais fáceis e mais utilizadas para ter esse mood futurístico é o uso dos metalizados prateados, podendo ser em peças únicas, calças, blusas, casacos ou em acessórios pesados, como calçados, bolsas e óculos de sol.
Os tecidos modernos como o couro, vinil e tecidos espelhados também dão um toque de futuro para sua produção. Nos acessórios, a criatividade permite que metais, vidros e plásticos sejam usados em bolsas, por exemplo.
Quando pensamos em um futuro distópico, é comum que cenas de filmes como Blade Runner e Mad Max seja referencias, certo? E sabe o que eles têm em comum com as novas peças favoritas das fashionistas? Peças utilitárias, calças cargo e parachutes, casacos acolchoados e botas pesadas, além de cores escuras e mesclas.
Outra dica de stylist é apostar em peças com cortes assimétricas, volumes, recortes estratégicos, sobreposições com mix de tecidos e peças statement, como cintos de tachas e óculos shield.
Agora que você já entendeu tudo sobre o retorno da moda futurista, nos conte. Você é hot or not desse retorno?