Há uma infinidade de estampas que já se tornaram atemporal por estarem todos os anos se repetindo, aparecendo em desfiles importantes e grandes marcas; o animal print é uma delas.
As estampas em animal print não são exatamente uma novidade e embora seja uma das estampas mais usadas no dia a dia pelas brasileiras, ela sempre tem seus momentos de hype no mundo da moda e esse momento novamente chegou.
A história da estampa em animal print em indumentárias começou na pré-história, quando precisávamos de pele animal para a proteção e nos mantermos vivos. Milhares de anos depois, ela se tornou um sinal de poder onde reis e rainhas possuíam tapetes com impressões de animais para mostrar status social.
Em 1932, quando o filme Tarzan the Apeman foi lançado, o figurino do principal elenco chamou a atenção por usarem pele animal, o que gerou a imagem de aventureiros para o grande público e aumentando a procura e a fabricação de blusas, casacos e cachecóis com a padronagem. Até que em 1940, um período onde as mulheres começaram suas lutas por igualdade social, as peças com o print trouxeram ainda mais força a imagem delas.
Mas foi entre os anos de 1940 e 1950 que Christian Dior criou para sua coleção de primavera verão um vestido chamado África, trocando a pele animal por um tecido estampado em animal print, cheio de elegância e sem crueldade.
Já entre os anos de 1960 e 1970, onde os movimentos hippies e o movimento do punk rock tomou conta da sociedade jovem, a estampa carregava a mensagem de protestos, onde novas cores e formas começaram a ser introduzidos.
Em 1980, a época do exagero, elas já haviam ganhado novos designs e eram aplicadas em peças coloridas e vibrantes. Até que os anos 90 chegou com seu minimalismo e mostrou que usá-las era sinônimo de estar out da moda, exceto a marca Versace, que continuou seus desfiles com muita estampa e exageros.
Depois dos anos 2000, o animal print foi chegando, se instalando e criando formas que vão além das estampas de onças, tigres e leopardos. Estampas de zebras, vacas e cobras começaram a surgir ganhando o coração de todos nós. Hoje em dia são muito os modelos e vamos te contar tudinho sobre eles:
São as mais usadas desde as lojas convencionais até os desfiles de marcas como Gucci e Versace. O fundo da estampa de onça tradicional costuma ser amarela com o desenho em linhas grossas e uma pequena pinta no meio. Além disso, são menos numerosas, mais legíveis e espaçadas. Enquanto a de leopardo possui o desenho menos definido e sem o ponto central.
Muito confundida com as estampas de onça e leopardo, a estampa de guepardo tem o desenho com escala menor e traz um pouco mais de refinamento à peça. Elas são compostas por grandes pontos.
Facilmente diferenciada das estampas acima, o tigre possui linhas grossas e imperfeitas.
Sem dúvidas as impressões de felinos são as mais procuradas e usadas. Por isso, indicamos de olhos fechados todas nossas peças em animal print. Why not apostar em uma blusa cropped ombro a ombro ou um macacão pantalona?
Mas como citamos acima, outras estampas com outros animais começaram a surgir e fazer a cabeça de quem é apaixonado por pet print:
A snake print foi febre entre os anos 2017 e 2019 e fez parte de grandes desfiles como o New York Fashion Week, aparecendo tanto em vestidos, calças, bolsas e calçados. Sem dúvida a cobra mais estampada é a python, que traz muito poder e mistério para a imagem.
A estampa de vaca começou fazendo parte dos looks em P&B e com o tempo também foi ganhando espaço com visuais coloridos. Chamada cow print, a estampa é a queridinha de marcas como Off-White, Michael Kors e, principalmente, Vivienne Westwood.
Assim como o cow print, a estampa de zebra também faz muito sucesso com os looks em preto e branco. Com a volta dos anos 2000, a estampa de zebra é uma hot trend e celebridades como Maísa, Ísis Valverde e até mesmo a cantora Anitta estão se jogando na padronagem.
Sem dúvidas a moda está cada vez mais democrática e criativa e usar estampas pode ser considerado cool até mesmo no ambiente de trabalho. Porém, para quem não acha tão fácil assim combiná-las, separamos dicas práticas que facilitarão na produção.
Se você quer que a estampa em animal print seja o destaque do seu look a dica é simples, use peças únicas como vestidos e macacões. Um look all animal print também é possível se você combinar uma peça única superior e uma peça única posterior. Fica ainda mais fashionista se você investir em calçados nos mesmos tons da peça.
Mas se você quer que sua estampa seja apenas um ponto focal do seu visual, invista em uma produção com cores neutras e sóbrias e use apenas uma peça em animal print, assim ela será o único ponto de atenção do seu visual.
Para as mais tímidas, a dica é começar a usar a tendência nos complementos do seu look, como nos acessórios, nas bolsas, nos cintos ou nos calçados, até ganhar a confiança necessária para se jogar nas estampas.
Com a nossa Bolsa Feminina Metalizada Snake é possível montar um visual all black impecável e colocá-la como um acessório principal!
Agora nos conte, qual estampa de animal print é sua preferida?