Vertice Blog

Quais são as peças atemporais da moda feminina?

Para ter um guarda-roupa completo você precisa ter uma seleção de peças que se encaixam em algumas categorias, como as peças que são tendências, as peças que são atemporais e tudo isso somado ao seu estilo, a sua imagem pessoal e seu lado profissional. Mas, você sabe quais são as peças atemporais da moda feminina? Pensando nisso vamos te contar tudo sobre quais são as peças curingas do armário feminino.

Para iniciarmos, você sabe o que são peças atemporais? As roupas atemporais são aquelas que não importa quanto tempo se passe, elas sempre estarão nos catálogos de moda, pois possuem o poder de ultrapassarem e sobreviverem as trocas de tendências.

E ter o guarda-roupa dos sonhos vai muito além de seguir as trends do momento, ele precisa ser composto também pelas peças atemporais. Separamos abaixo uma lista que servirá de guia e best friend na hora de ir às compras.

Calça Jeans

Talvez o item mais famoso desta lista sejam elas, as calças jeans. Um clássico, principalmente na moda brasileira, as calças jeans de modelagem reta e com o shape um pouco mais soltinho ao corpo são peças essenciais que seu guarda-roupa precisa.

A peça é tão icônica que desde 1930, onde os filmes de faroeste eram hype, o público tomou gosto por elas e permaneceram fazendo parte do cotidiano de cada vez mais consumidores. E, embora dos anos 30 até o ano de 2022 muitos designs e remodelagens surgiram, algumas delas entraram para a categoria de calças atemporais, como as calças jeans de corte reto e as calças jeans pantalona.

Atrizes como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe sempre apostaram nos modelos mais soltinhos e confortáveis.

Calça Jeans Pantalona Feminina Ampla Cintura Alta

As calças de modelagem skinny também fazem parte da moda atemporal e, embora a polêmica envolvendo a geração Y e a geração Z discutam sobre seu uso, ela se consagrou e sobrevive até hoje há inúmeras tendências.

Calça Jeans Feminina Skinny – Lavagem Média

Camisa Social

As camisas sociais nem sempre fizeram parte do vestuário feminino, mas ao passar dos anos, assim como outras peças que falaremos nesta lista, as camisas foram se incorporando às produções femininas e ganhando cada vez mais shapes que as valorizassem.

Quando o assunto é atemporal, as camisas sociais brancas femininas ganham destaque. Ela pode ser a sua peça principal mas também pode ser facilmente usada como sobreposição ou complemento. Além disso, a camisa social saiu dos office looks e hoje em dia há inúmeros truques de styling para dar uma carinha nova a esse clássico.

Camisa Feminina Oversized

Durante o SPFWN 56, que aconteceu nos dias 31 de maio a 4 de junho, lá estava ela brilhando durante o desfile da marca Neriage, como uma remodelagem impecável e mostrando que elas são irresistíveis ao tempo.

Mas claro, outras cores de camisa também são muito bem-vindas, como a camisa social feminina preta.

Blazer

Citamos acima as peças que nem sempre fizeram parte do guarda-roupa feminino e o blazer é uma destas peças. Ao longo dos anos, eles foram sendo inseridos no guarda-roupa feminino e, mais precisamente durante os anos 80, a peça era utilizada por mulheres para se igualarem aos homens e mostrarem à sociedade que elas possuíam os mesmos direitos e capacidades no ambiente de trabalho.

Hoje em dia o blazer feminino ganhou diversas remodelagens, caimentos e comprimento, mas é o blazer tradicional o queridinho atemporal, especialmente se ele fizer parte da cartela de tons sóbrios como o preto, marrom e o bege.

Calça de Alfaiataria

As calças de alfaiataria sempre serão uma ótima opção para produções que precisam de um visual ajeitado. Muito usada em ambientes de trabalho, reuniões e ocasiões formais, a calça de alfaiataria ultrapassou intacta as inúmeras tendências de calças e continua sendo uma peça curinga.

Atualmente ela tem sido trazida ao street style e it girls como Bella Hadid, Hailey Bieber e Olivia Palermo não deixam de usar essa modelagem com as mais diversas peças, das produções com blazers e camisas as produções com uma basic tee e top cropped.

Se você quer investir em uma calça de alfaiataria feminina para chamar de sua e mantê-la por longos anos, invista nas cores básicas e clássicas como o preto, o branco, o cinza, o bege e os tons terrosos.

Calça Pantalona Alfaiataria Cós Elástico Preto

Calça Alfaiataria Reta Bolso Faca Off White

Vestido Preto

Quem não conhece aquela famosa expressão na moda “o pretinho básico que combina com tudo”? Sim, é dele que aqui estamos falando, dos vestidos básicos preto.

A dica para ter uma peça durável no seu guarda-roupa é escolher um vestido feminino preto que mais combina com você e que não possua tantas modelagens da moda. Quanto mais simples, melhor ele passará intacto pelos ciclos das fashions trends e até mesmo melhor se encaixa em todas as fases da sua vida.

Para escolher o vestido pretinho básico ideal, entender seu estilo é, sem dúvidas, fundamental. Se você é uma pessoa mais ousada, um vestido tubinho preto ou vestido longuete com decote em V profundo e alças finas é a sua escolha perfeita, mas se você é uma pessoa mais discreta, invista em modelo de vestido preto longuete com gola esporte é seu mood.

Regatas Lisas

E para fechar nossa lista, não temos como não falar delas, as regatas lisas. Elas podem ser de tecidos finos como seda e cetim ou de tecidos despojados como a malha canelada, mas, ter uma regata lisa básica no seu guarda-roupa deveria ser lei.

Ideal para compor produções que vão de elegantes à produções despojadas, as regatas podem ser o ponto chave em um look minimalista ou apenas servir de suporte em um look fashion.

Assim como todas as outras peças, na hora de escolher sua regata feminina, aposte em tons atemporais como o preto, branco e cinza.

Regata Acetinada Off White

Regata Fluída Babado Preto

Bônus: Bota Cano Médio Com Salto Bloco

Não importa a temporada, as tendências, as estações ou o mood do momento, as botas de cano médio e salto bloco sempre serão bemvindas.

As botas pretas de cano médio estão presentes em todos os estilos e podem ser combinadas com calças jeans, calças de alfaiataria, saias e vestidos. Sem dúvidas elas são um must have atemporal.

Bota de Couro Cano Médio

Agora queremos saber, quais das peças listadas você já tem no seu guarda-roupa e quais são as peças atemporais da moda feminina que você precisa correr na Vértice e adquirir?