Vertice Blog

Estampas Para O Verão 2023

As estampas sempre serão um espetáculo à parte quando falamos sobre tendências de cada temporada, elas podem trazer um print atemporal para os holofotes do streetstyle ou podem trazer estampas com novo design.

Durante as semanas de moda 2021 que aconteceram em Paris, Nova York e Milão, os estilistas e as marcas nos apresentaram coleções ready-to-wear, que já apontavam grandes destaques de tendências para o Verão 2023, como o fortalecimento do animal print e o new design das estampas florais. Enquanto, na São Paulo Fashion Week 2022, trouxeram a certeza que as estampas exuberantes estarão nas vitrines.

Estampa Animal Print 2023

Apesar de ser uma estampa feminina com grande simbolismo e, na maioria das vezes, remeter uma imagem de força e ousadia para quem a veste, a estampa animal print é considerada atemporal e a mais usada no dia a dia pelas brasileiras.

O animal print foi destaque durante os desfiles da Dior e Valentino, durante a Paris Fashion Week 2021 e podemos ressaltar que a padronagem de felinos será a protagonista por aqui.

A padronagem de tigre, além do tradicional, também aparece trazendo listras coloridas. Enquanto a onça, leopardo e guepardo seguem de forma discreta e em seus tons naturais.

Macacão Pantalona Manga Longa – Onça

Sandália Mule Salto Bloco Preto Com Animal Print

Estampa Maxi Floral e Floral 2023

Os florais são estampas típicas das estações de primavera, mas desta vez prometem florescer também nas tendências de verão 2023, com um viés artístico, em tamanho maxi e muitas vezes de forma abstrata.

Os florais são estampas que estão ressurgindo a cada temporada, por isso nosso destaque vai para os maxi florais, com desenhos maiores, exagerados, cores fortes e que muitas vezes se contrastam. Presentes nas saias, calças e vestidos de tecidos fluidos e acompanhadas por modelagens bufantes e shapes soltos e volumosos.

Os florais prensados também são uma forma de aliar as tendências a uma moda com viés ecológico. Os prensados nada mais são do que a técnica de usar flores naturais prensadas no tecido até que elas deixem sua marca.

Enquanto as estampas de florais tradicionais permanecem adaptadas para visuais jovens, como prints de mini margaridas, gérberas e girassóis, em cores vibrantes ou em P&B.

Outra dica para ficarmos de olho são os prints de rosas, pois marcas como Saint Laurent e Dolce Gabanna trouxeram rosas dos mais diversos tamanhos para as passarelas, nas apresentações recentes das semanas da moda 2022. 

Vestido Feminino Chanel – Floral

Vestido Feminino Oversized Collab – Floral

Estampas Geométricas 2023

As estampas geométricas ganharam muita cor e um toque abstrato durante os desfiles da São Paulo Fashion Week 2022, com a marca Meninos Rei sendo a protagonista neste tema.

Os geométricos aparecem entre formas e linhas que se encontram e se misturam em cores fortes e sobrepostas. A estilista Naya Violeta ainda conseguiu misturar os geométricos com os florais silvestres de forma abstrata e colorida, totalmente no mood do verão brasileiro.

Camisa Feminina Estampada com Botões Geométrica – Verde

Regata Feminina Alça Fina Estampa Geométrica – Terracota

Estampa de Listras 2023

Outra estampa totalmente atemporal que ganhou holofotes na Paris Fashion Week foram as listras. Das tradicionais às listras casadas, esse print ganha força em total looks em combinação com shapes e modelagens soltos e oversized.

O estilista Wilson Ranieri apostou na simples listra P&B entre traços finos e grossos para a SPFW N53. Enquanto a Meninos Rei investiu em listras coloridas com o toque geométrico e abstrato que citamos acima.

As listras também estarão presentes entre acabamentos rendados e de crochê, trazendo brasilidade para os looks em peças feitas à mão.

Vestido Manga Longa Brilho Dourado

Vestido Feminino Longo Listrado – Azul

Estampa Artsy 2023

A estampa artsy é um print totalmente urbano com formatos, cores e expressões artísticas. Elas se assemelham a pinturas abstratas coloridas e é inspirada no estilo sessentista.

A estampa artsy estava em voga em 2017 e 2018 e agora ressurgem para se aliarem ao print dos psicodélicos.

Vestido Midi Poá Colorido

Estampas Psicodélicas 2023

A estampa feminina psicodélica foi uma grande febre nos últimos dois anos. Celebridades da mídia como Jade Picon e Kylie Jenner usaram e abusaram desta tendência referência dos anos 60 e 70. Para 2023, já te adiantamos que ela continuará, principalmente com o fortalecimento da tendência jovem Y2K.

A marca Etro apresentou uma coleção totalmente psicodélica, que englobava também detalhes de arabescos e maxi florais, com a estética hippie e boho de uma forma diferente e com cores vivas. Enquanto a marca Sherida diminui a saturação e contraste das peças e mesclou a estampa psicodélica feminina com colagens e recortes de figuras.

Estampas Quadriculadas 2023

A estampa xadrez é atemporal e está presente em todas as estações, embora seja a queridinha das temporadas mais frias. Contudo, a estampa quadriculada é a cara do verão 2023 e você pode se jogar nela sem medo.

A estampa feminina quadriculada também pode ser vista como uma estampa xadrez. Com os quadrados perfeitos, esse print pode ser em tons neutros ou vibrantes, bicolores ou tricolores, assim como vimos na semana de moda em Copenhague.

Vestido Xadrez Midi Verde

Estampa de Folhagens e o Tropical 2023

Assim como os florais, as folhagens também fazem parte do mood de verão e a temática tropical pode ou não estar aliada aos prints florais.

A marca americana Brandon Maxwell apresentou no Resort 2023 peças coloridas com estampas de coqueiros, de uma forma delicada, romântica e com um shooting que nos fez lembrar os álbuns Summer Eletrohits do ano 2000.

Aqui no Brasil, as folhas mais vistas são costelas de adão, palmeiras e folhas de coqueiros. Tudo isso muitas vezes em uma mistura de animais silvestres, florais e frutas.

O Mix de Estampas no Verão 2023

O mix de estampas é uma hot trend para o verão 2023. Em diversos desfiles vimos estampas em maxi florais combinados com listras e geométricos; psicodélicos em um match perfeito com florais e tantas outras infinitas possibilidades e variações.

O mix de estampas pode acontecer entre duas estampas da mesma família, como, por exemplo, entre diferentes formatos e cores de listras. Mas também pode acontecer com padronagens diferentes, deixando o look ainda mais autêntico, como, por exemplo, em um look de blusa quadriculada colorida e calça listrada.

E você, qual tendência de estampas para 2023 é a mais aguardada?